Arquivo do Autor

Mais árvores e menos óleo na natureza: Ambiental Crato amplia ações de preservação da biodiversidade com práticas de sustentabilidade

Postado por [email protected] em 08/jun/2026 -

Além de plantar 3 mil espécies nativas em área de Estação de Esgoto, empresa recolheu mais de 1.900 litros de óleo de cozinha de bares e restaurantes da cidade

O impacto positivo gerado pelos 3,3 bilhões de litros de esgoto que agora são tratados e não mais despejados in natura na cidade do Crato já contribui de forma contínua para a preservação da biodiversidade do município. Ainda assim, a Ambiental Crato vem ampliando iniciativas voltadas à sustentabilidade no decorrer do primeiro semestre de 2026.

Nos primeiros meses do ano, a empresa realizou o plantio de mais de 3 mil mudas de árvores nativas no entorno da Estação de Tratamento de Esgoto (ETE) Granjeiro, criando uma área no entorno da unidade favorável ao desenvolvimento de ecossistema com árvores e animais da natureza local. Entre as espécies plantas estão Ipê, Aroeira, Jucá, Sabiá, Angico, Timbaúba, Oiti e Mororó, todas nativas ou adaptadas ao clima da região.

“O aumento da cobertura vegetal contribui para a preservação da flora, melhora o conforto térmico da cidade, auxilia na absorção da água da chuva e favorece o equilíbrio ambiental, inclusive com a atração de espécies animais, como pássaros”, destaca André Ramos, engenheiro sanitarista e ambiental.

Estas ações reforçam e amplia o compromisso da Ambiental Crato com a universalização do esgotamento sanitário e à promoção de melhorias ambientais e sociais. Com investimentos estruturantes e ações socioambientais, a empresa contribui para a qualidade de vida da população e para a preservação dos recursos naturais do Cariri.

Destino correto do óleo evita poluição e preserva o meio ambiente
Dentre as iniciativas voltadas à sustentabilidade, a Ambiental Crato também desenvolve o projeto De Olho no Óleo, que tem como foco o recolhimento e a destinação adequada do óleo de cozinha utilizado por bares e restaurantes. Já foram recolhidos 1.900 litros de óleo, evitando que o material seja descartado de forma irregular no meio ambiente.

O descarte incorreto do óleo pode causar sérios impactos ambientais, como a contaminação do solo e dos recursos hídricos, além de contribuir para obstruções na rede de esgotamento sanitário, provocando extravasamentos e prejuízos ao funcionamento do sistema. Por outro lado, quando destinado corretamente, o resíduo pode ser reaproveitado em processos industriais. Nesse caso, a empresa destina para fábrica de produtos de limpeza, que reverte o volume recebido em doações para instituições beneficentes, como ONGs e associações de bairro do município.

Estas ações reforçam e amplia o compromisso da Ambiental Crato com a universalização do esgotamento sanitário e à promoção de melhorias ambientais e sociais. Com investimentos estruturantes e ações socioambientais, a empresa contribui para a qualidade de vida da população e para a preservação dos recursos naturais do Cariri.

O empreendedor Maradona Show é um dos empresários que recolhe regularmente o óleo de cozinha utilizado em seu estabelecimento, o icônico Bar do Maradona. “Antigamente eu jogava no esgoto e entupia pias e gerava muitos problemas, hoje não, com a Ambiental Crato consigo fazer o destino correto”, contou o empresário.

Salto na cobertura de esgoto
Desde que assumiu o serviço de coleta e tratamento de esgoto, a Ambiental Crato garantiu a ampliação da cobertura do serviço para 25% do território cratense. No início da operação esse percentual era de 3%.

Até o final de 2026, o município terá a disponibilidade do serviço duplicada, alcançando a marca de 50% de cobertura. Esse patamar será possível devido à instalação da Estação de Tratamento de Esgoto (ETE) Granjeiro. Considerada a maior ETE da cidade, o equipamento é essencial para o atingimento das metas de universalização.

Colaboradores Aegea no Ceará participam de lançamento estadual do Movimento Saneamento Salva

Postado por [email protected] em 29/abr/2026 -

A atividade prioriza o público interno, fortalecendo o engajamento e o pertencimento de quem faz parte do dia a dia da transformação da vida da população

Cerca de 300 colaboradores Aegea, das unidades Ambiental Crato e Ambiental Ceará, foram sensibilizados e convocados a se unirem ao movimento Saneamento Salva. O encontro foi realizado no último dia 27 de abril com o objetivo de falar diretamente com quem faz o dia a dia do esgotamento sanitário das 25 cidades atendidas no Ceará, evidenciando a importância do papel de cada trabalhador para o avanço rumo à universalização do esgotamento sanitário cearense.

O presidente do Instituto Aegea, Édison Carlos, esteve presente e conduziu a atividade, destacando que o movimento Saneamento Salva conta com uma plataforma multimídia (site, Instagram, Facebook, Tiktok, Youtube) que leva informações de maneira mais simplificada sobre o tema.

“A ideia é que todos se apropriem e repliquem, conversem com seus parentes e sintam-se parte desse movimento. É para quando um operador estiver implantando uma tubulação de esgoto na rua e, ao ser questionado sobre do que se trata, possa responder que mais do que uma estrutura aquele serviço significa saúde, qualidade de vida para toda a vizinhança”, reforça o Édison Carlos.

Édison Carlos (Presidente do instituto Aegea) durante lançamento do Saneamento Salva.

Fortalecendo o compromisso com o engajamento no movimento Saneamento Salva e a mobilização de todos, as equipes foram recepcionadas pela diretoria das empresas Ambiental Crato e Ambiental Ceará: a diretora de Relações Institucionais, Águeda Muniz, o diretor-executivo, Fábio Arruda, e o diretor-presidente, André Bicca.

Em sua fala de boas-vindas, André Bicca, destacou: “É muito importante a função de todos vocês para que o acesso à coleta e ao tratamento do esgotamento sanitário cheguem a quem mais precisa. Saneamento é vida, é saúde! Que todos possamos nos mobilizar e multiplicar essas informações, com a consciência de que somos agentes da transformação da realidade das cidades cearenses onde atuamos”.

A atividade foi transmitida online da cidade de Fortaleza para as bases operacionais de Juazeiro do Norte e do Crato. Estiveram presentes colaboradores representantes de equipes de campo, administrativo, coordenadores e gerentes, promovendo uma disseminação da temática.

Segunda edição do Prêmio Jornalismo Ambiental divulga vencedores em cerimônia no Cariri

Postado por [email protected] em 27/abr/2026 -

Os vencedores do Cariri foram divulgados em evento realizado neste sábado (25) no município de Barbalha

A cerimônia de premiação do 2° Prêmio Jornalismo Ambiental reuniu diversos comunicadores, da imprensa regional, no Engenho Tupinambá, em Barbalha. Sábado (25), Ambiental Crato e Ambiental Ceará, empresas promotoras do prêmio, anunciaram os vencedores do concurso do Cariri, que tem edição da premiação dedicada aos profissionais de comunicação da região.

Nesta edição, foram inscritas mais de 100 reportagens jornalísticas, considerando os trabalhos submetidos por veículos da Região Metropolitana do Cariri e Região Metropolitana de Fortaleza, que também possui premiação específica. Esse quantitativo supera o número de inscrições realizadas no 1° Prêmio, em 2025.

Com o tema “Como a universalização do esgotamento sanitário transforma vidas e contribui no cuidado com o meio ambiente”, a cerimônia realizada no último sábado, anunciou os vencedores do Cariri nas categorias Universitário, Redes Sociais, Áudio, Texto e Telejornalismo. Além disso, também foram anunciados os profissionais da região reconhecidos nas categorias Repórter Cinematográfico e Fotojornalismo, que são consideradas de Ampla Concorrência, ou seja, quando os profissionais concorrem estadualmente, sem a separação por regiões.

O evento também foi marcado por uma Homenagem Especial concedida à professora Juliana Lotif, que recebeu a honraria pela sua trajetória dedicada à formação de jornalistas e à pesquisa de projetos, que promovem a integração entre comunicação e design. Lotif é docente do curso de Jornalismo da Universidade Federal do Cariri desde 2013, atuando na formação de novos jornalistas para o mercado cearense. Doutora pela Universidade de Lisboa, Juliana dedica-se ao alinhamento entre a informação, a imagem e o design, incentivando e orientando os estudantes a pensarem novos caminhos para a comunicação dos dados noticiosos.

“Ser reconhecida por alunos e ex-alunos no prêmio Jornalismo Ambiental é uma alegria. Acredito que tudo que vimos nesta premiação é resultado claro do papel transformador da universidade, e de como através deste espaço é possível intervir positivamente nos territórios. Estou muito feliz”, comentou Juliana Lotif.

André Bicca, diretor-presidente da Ambiental Ceará e da Ambiental Crato destacou a relevância da imprensa para o alcance das metas definidas no Marco Legal do Saneamento Básico. “Para nós é muito importante esse evento, é o espaço de reconhecimento do papel fundamental da imprensa para a universalização; é a imprensa que leva informação para população. Nós temos que chegar a 90% de cobertura de esgoto até 2033, e uma mídia livre é essencial para que isso ocorra”, reforçou o gestor.

Cerimonial de Premiação em Fortaleza

No dia 5 de maio será realizada, em Fortaleza, a cerimônia de reconhecimento dos profissionais premiados da Região Metropolitana. Nesse evento, também serão reconhecidos os melhores trabalhos nas categorias Universitário, Redes Sociais, Áudio, Texto, Telejornalismo, além dos profissionais agraciados nas categorias ampla concorrência.

Conheça os vencedores do Cariri

Categoria Universitária
Clara Tavares, Kauany Mendonça e Maria Eduarda Galdino
Reportagem: Um mercado à deriva: por que o mercado do Pirajá segue fora da rede de esgoto de Juazeiro do Norte?
Universidade Federal do Cariri (UFCA).

Categoria Redes Sociais
Victória Ellen e Josué Ernandes
Serie Saneamento em Movimento – Barbalha-CE
Portal No Cariri Tem

Categoria Áudio
1° lugar: Guilherme Carvalho
Reportagem: Longe das Aulas
Rádio O Povo CBN Cariri

2° lugar: Thais Cândido
Reportagem: Além da obra: como o saneamento melhora a vida e o meio ambiente
FM Padre Cícero

3° lugar: Francisco Eugênio
Reportagem: Da lama à dignidade: o caminho do saneamento no cariri
Equipe: Matéria solo
Amplificadora Cariri

Categoria Texto
1° lugar: Saulo Mota
Reportagem: A cidade que aconteceu: como o crescimento acelerado de Juazeiro do Norte reflete na drenagem e no esgotamento sanitário.
Portal M1

2° lugar: Bruna de Souza
Reportagem: Das águas que foram presente ao que ainda pode renascer: a memória do rio salgadinho em Juazeiro do Norte.
Portal M1

3° lugar: Victória Ellen e Rafael Silva
Reportagem: Expansão do esgotamento sanitário evidencia desafios ambientais e urbanos em Juazeiro do Norte
Portal No Cariri Tem

Categoria Telejornalismo
1° lugar: Edison Freitas
Série: Cariri: Oasis do Sertão
TV Verdes Mares Cariri
2° lugar: Patrícia Silva
Reportagem: Esgotamento sanitário chega à Santana do Cariri, um dos piores do Ceará
TV Verdes Mares Cariri
3° lugar: Emanuel Oliveira
Reportagem: Sanear é preciso: um novo capítulo na história de juazeiro do Norte
TV Verde Vale

Categoria Repórter Cinematográfico (Ampla concorrência)
1° lugar: Jair Gomes
Reportagem: Sanear é preciso: um novo capítulo na história de juazeiro do Norte
TV Verde Vale
3° lugar: Guto Vital
Reportagem: Das águas que foram presente ao que ainda pode renascer: a memória do rio salgadinho em Juazeiro do Norte.
Portal M1

Categoria Fotojornalismo
3° lugar: Nathalie Fernandes
Reportagem: Juazeiro bebe água do subsolo enquanto esgoto ameaça aquífero que abastece 300 mil pessoas.
Portal M1

Ambiental Crato lança nova edição do Projeto de incentivo a inovação entre jovens

Postado por [email protected] em 24/abr/2026 -

O Projeto Pioneiros é realizado pela Aegea, por meio das concessionárias espalhadas pelo país. No Crato esta é a quarta edição da atividade

Foi lançado neste mês de abril a oitava edição nacional do projeto Pioneiros, ação desenvolvida pelas unidades da Aegea em todo o país e que busca incentivar a inovação entre jovens estudantes do ensino médio. No município do Crato está será a quarta vez que a iniciativa é realizada, sendo sempre concretizada através da Ambiental Crato, empresa Aegea que atua na cidade desde agosto de 2022.

Em 2026, o projeto será desenvolvido com estudantes do segundo ano do ensino médio da Escola de Ensino em Tempo Integral Estado da Bahia. Ao longo de nove meses será proporcionado aos discentes uma imersão no cotidiano da concessionária. Por meio do projeto Pioneiros os participantes poderão conhecer todos os setores da empresa, bem como cada um deles contribui no processo de universalização do esgotamento sanitário.

Como resultado prático da atividade, os jovens irão propor, com auxílio de tutores que trabalham na Ambiental Crato, soluções para questões ligadas ao esgotamento sanitário em suas comunidades, a fim de democratizar o conhecimento sobre o tema e apresentar alternativas para a superação de dificuldades locais.

Roberto Abreu, coordenador da Escola Estado da Bahia, afirmou que é fundamental a integração entre as iniciativas pública e privada. “Agradecemos à Ambiental Crato pela parceria, é muito importante esse tipo de integração, promovendo a educação ambiental e pensando alternativas e ações nos territórios de cada estudante”, frisou Abreu, que também é professor de Geografia.

Os colaboradores, como pontuado anteriormente, acompanham os estudantes e os auxiliam a executar os projetos por eles idealizados. Toda a ação dos colaboradores é voluntária. Carolina Bezerra, profissional que integra o jurídico da empresa, pontua que participar do Pioneiros é um grande privilégio: “sinto-me muito honrada por, pelo terceiro ano consecutivo, fazer parte do Projeto Pioneiros da Ambiental Crato. É um privilégio contribuir com uma iniciativa que pode transformar positivamente a vida de jovens estudantes do município, ampliando oportunidades e inspirando novos caminhos”, contou a advogada.

“O Projeto Pioneiros aproxima jovens da temática do saneamento básico. A vivência dos diversos setores da Ambiental Crato, desde o processo de ampliação da rede de esgoto até a operação, conscientização para relevância do serviço e projetos sociais; tudo é de extrema importância para que, ao final do processo, os mesmos jovens alunos pioneiros possam desenvolver projetos inovadores voltados à atividade do saneamento” frisou Águeda Muniz, diretora de relações institucionais da Ambiental Crato.

Sobre a Ambiental Crato

A Ambiental Crato é responsável pela coleta e tratamento de esgoto do município, além de serviços comerciais. Por meio do trabalho da empresa, o serviço de esgotamento sanitário será universalizado, garantindo que, até 2033, 90% da população da sede e dos distritos de Dom Quintino e Ponta da Serra tenham o esgoto devidamente coletado e tratado. Serão investidos mais de R$ 250 milhões em obras para promover o avanço do esgotamento municipal.

Segunda edição do Prêmio Jornalismo Ambiental registra mais de 100 inscrições

Postado por [email protected] em 06/abr/2026 -

Os vencedores serão anunciados em cerimônias no Cariri e em Fortaleza.

A segunda edição do Prêmio Jornalismo Ambiental, promovido pela Ambiental Ceará e pela Ambiental Crato, encerrou as inscrições no último dia 22 de março. Com mais de 100 trabalhos submetidos, a premiação superou a primeira edição, quando 94 reportagens foram registradas. “O volume de reportagens inscritas no prêmio reforça o engajamento da imprensa cearense com a universalização do esgotamento sanitário, contribuindo para informar à população sobre os benefícios que o serviço traz para o nosso dia a dia.”, comentou Breno Árleth, coordenador de comunicação da Ambiental Ceará e da Ambiental Crato.

Com o tema “Como a universalização do esgotamento sanitário transforma vidas e contribui no cuidado com o meio ambiente”, o concurso irá entregar um total de R$100 mil em prêmios. Assim como ocorreu na primeira edição, esta também contará com o reconhecimento de jornalistas, radialistas, blogueiros e demais profissionais de comunicação das regiões metropolitanas do Cariri e de Fortaleza.

Em 25 de abril será realizado o evento de premiação do Cariri, no qual serão reconhecidos os melhores materiais jornalísticos da região nas categorias Texto, Áudio, Telejornalismo, Universitário e Redes Sociais. Já em 5 de maio, serão comemorados em evento na capital cearense, os melhores trabalhos submetidos a essas categorias no contexto da Região Metropolitana de Fortaleza (RMF).

As categorias Repórter Cinematográfico e Fotojornalismo são do tipo ampla concorrência, ou seja, os profissionais concorrem de modo generalista, sem a divisão por regiões. Nestas categorias, os vencedores serão reconhecidos nos seus respectivos territórios. Portanto, caso haja ganhador do Cariri, por exemplo, ele será anunciado na cerimônia de 25 de abril, enquanto em havendo vencedor da RMF, esse anúncio ocorrerá em 5 de maio.

Operações da Ambiental Ceará e da Ambiental Crato
Empresa referência em saneamento privado no Brasil, a Aegea tem, atualmente, duas operações no Ceará que visam atingir as metas de universalização do Novo Marco Legal do Saneamento: a Ambiental Crato e a Ambiental Ceará. Ao todo, as duas concessionárias atendem 25 municípios no estado, sendo responsáveis pela ampliação, operação e manutenção do esgotamento sanitário destas cidades.

A Ambiental Crato é responsável pelos serviços de coleta, afastamento e tratamento de esgoto e serviços comerciais no município do Crato. Ao longo de 35 anos, a cidade deve receber aproximadamente R$250 milhões em investimentos em saneamento.

Universalizar o esgotamento sanitário é a premissa da Parceria Público-Privada (PPP) firmada entre a Cagece e a Ambiental Ceará. A empresa é responsável pela ampliação, operação e manutenção do sistema de esgotamento sanitário em 24 municípios das regiões metropolitanas de Fortaleza e do Cariri, atendendo 4,3 milhões de cearenses. Ao todo, R$ 6,5 bilhões serão investidos em obras, levando esgotamento sanitário para 90% da população até o ano de 2033, e avançando para 95% em 2040.

Crato recebe exposição interativa que aborda a importância da água

Postado por [email protected] em 10/mar/2026 -

Projeto “Olho D’Água – Artes Líquidas e Águas Visuais” é gratuito e ficará acessível entre os dias 11 e 14 de março. A exposição conta com apoio da Ambiental Crato

Uma experiência interativa que faz o público conhecer o ciclo da água por meio de instalações artísticas e óculos de realidade virtual, com uma mostra de cinema ambiental. Essa é a proposta da exposição itinerante “Olho D’Água – Artes Líquidas e Águas Visuais”, que acontecerá no município do Crato (CE), entre os dias 11 e 14 de março de 2026, na Praça da Sé.

Entre os dias 11 e 13 de março, o atendimento será dedicado às escolas, mediante agendamento. Já no sábado (14), a exposição ficará aberta para o público em geral das 16h às 20h. Ainda no sábado acontece a “Mostra Cine ao Ar Livre, dedicada à filmes que discutem a preservação ambiental e a sustentabilidade. A Mostra terá início às 20h. A entrada para participação em todas as programações é gratuita.

A exposição “Olho D’Água – Artes Líquidas e Águas Visuais” é viabilizada por meio da Lei Rouanet (Lei Federal de Incentivo à Cultura), com patrocínio do Instituto Aegea e da Ambiental Crato, apoio local da Prefeitura do Crato e Secretaria de Educação. A realização é da 3 Apitos Cultura, Ministério da Cultura e Governo do Brasil – Do lado do povo brasileiro.

“O projeto Olho D’Água, incentivado pelo Instituto Aegea, chega pela segunda vez ao Ceará para proporcionar conhecimento para crianças, adolescentes e comunidade sobre a importância do Saneamento Básico, de como o saneamento melhora a qualidade de vida de uma cidade e de seus cidadãos. E o projeto Olho D’Água, a partir de uma exposição criativa, divertida e interativa possibilita que o participante vivencie e entenda a importância do descarte adequado de resíduos, da importância de ter sua casa conectada à rede de esgoto”, Comentou Águeda Muniz, diretora de Relações Institucionais da Ambiental Crato.

Preservação dos recursos hídricos

Com o intuito de despertar o olhar de cada participante para a sustentabilidade e preservação dos recursos hídricos de forma lúdica e transformadora, o projeto tem como tema “Ciclo da água e sua importância para a vida humana e de todos os seres vivos” e traz à tona a exposição, que acontece em um Tech-Truck, um caminhão com uma multiplataforma digital que leva diversas ferramentas artísticas e tecnológicas para conectar o público por meio da visão, do som e do movimento, de forma a proporcionar uma experiência interativa.

A exposição oferece uma experiência de realidade virtual, em que o público pode mergulhar no universo da animação 3D, realizar um percurso que parte de uma nascente (olho d’água), chegar a rios maiores e desaguar no mar.

“Neste trajeto, os visitantes passam por cidades, por uma floresta e por comunidades, vivenciando experiências fantásticas que divertem, mas também ensinam práticas para cuidar melhor da água e do meio ambiente do nosso planeta”, diz Leonardo Magnin, um dos coordenadores do projeto.

Diferentes locais do Brasil

O “Olho D’água”, que chega a sua quarta edição, já passou por vários estados de diferentes regiões do Brasil, sempre com grande participação do público e sucesso em todos os locais por onde passou. Atualmente, dois caminhões do projeto viajam por diferentes estados do Brasil, levando a experiência e os aprendizados para ainda mais pessoas.

“Nossa expectativa é manter o sucesso que o projeto vem obtendo desde seu início e seguir atendendo um público diverso, com abordagem acessível e atrativa para dialogar com crianças e adultos sobre a temática do meio ambiente e da preservação dos recursos hídricos”, afirma Guilherme Mello, um dos coordenadores do projeto.

Sobre a Ambiental Crato
A Ambiental Crato é responsável pela coleta e tratamento de esgoto do município, além de serviços comerciais. Por meio do trabalho da empresa, o serviço de esgotamento sanitário será universalizado, garantindo que, até 2033, 90% da população da sede e dos distritos de Dom Quintino e Ponta da Serra tenham o esgoto devidamente coletado e tratado. Serão investidos mais de R$ 250 milhões em obras para promover o avanço do esgotamento municipal.

Ambiental Crato amplia rede de esgoto dos bairros Santa Luzia e Batateiras

Postado por [email protected] em 13/fev/2026 -

As obras irão beneficiar quase 6 mil pessoas

A Ambiental Crato inicia nesta quarta-feira (18) a implantação de mais de 4 km de novas redes de esgoto no bairro Gisélia Pinheiro, popularmente conhecido como Batateiras. Já na quinta-feira (19) terá início a construção de outros 2,5 km, que serão implantados no bairro Santa Luzia. As intervenções permitirão que quase 6 mil cratenses passem a contar com o serviço de coleta e tratamento de esgoto.

De acordo com a concessionária, as obras seguirão ao longo dos primeiros meses do ano. Nessa linha, a empresa reforça que, além da construção da rede, realizará a recuperação do asfalto ou calçamento de todos os trechos que as intervenções ocorrerem.

As obras nos bairros Batateiras e Santa Luzia se juntam a um conjunto de ações de esgotamento sanitário em andamento na cidade do Crato. Obras de construção de rede também estão sendo realizadas no bairro São Miguel. Ao todo as três intervenções irão beneficiar quase 10 mil cratenses. Em 2026, a Ambiental Crato também finalizará o coletor-tronco do Canal do Rio Granjeiro e inaugurará a sexta estação de tratamento de esgoto (ETE) do município, a ETE Granjeiro.

Sobre a Ambiental Crato
A Ambiental Crato é responsável pela coleta e tratamento de esgoto do município, além de serviços comerciais. Por meio do trabalho da empresa, o serviço de esgotamento sanitário será universalizado, garantindo que, até 2033, 90% da população da sede e dos distritos de Dom Quintino e Ponta da Serra tenham o esgoto devidamente coletado e tratado. Serão investidos mais de R$ 250 milhões em obras para promover o avanço do esgotamento municipal.

Reajuste Tarifário Anual das Tarifas de Esgoto e dos Serviços Complementares – Município do Crato/CE

Postado por [email protected] em 23/jan/2026 -

A Ambiental Crato, concessionária responsável pelos serviços de esgotamento sanitário e comerciais de água e esgoto da cidade do Crato/CE, comunica o reajuste tarifário anual, em conformidade com o índice publicado na Resolução N° 02 da ARCE, de 15 de janeiro de 2026, a vigorar nas faturas a partir de 23 de fevereiro de 2026, nos termos do Contrato de Concessão N° 2022.06.01.1, assinado em 01 de junho de 2022.

ESTRUTURA TARIFÁRIA - VALORES EM R$
CATEGORIAFAIXA DE CONSUMOTARIFA DE ÁGUA / SAAECTARIFA DE ESGOTO / Ambiental Crato
SOCIALAté 10 m³
11 a 13 m³
14 a 15 m³
16 a 20 m³
21 a 30 m³
31 a 50 m³
Acima de 51 m³
R$ 14,49
R$ 3,53
R$ 4,00
R$ 4,72
R$ 6,27
R$ 6,84
R$ 7,80
R$ 17,34
R$ 4,65
R$ 5,26
R$ 6,18
R$ 10,03
R$ 11,33
R$ 14,26
RESIDENCIALAté 10 m³
11 a 20 m³
21 a 30 m³
31 a 50 m³
Acima de 51 m³
R$ 27,65
R$ 4,71
R$ 6,27
R$ 6,83
R$ 7,80
R$ 34,79
R$ 6,18
R$ 10,03
R$ 11,33
R$ 14,26
NÃO RESIDENCIAL
(Comercial, Industrial e Público)
Até 10 m³
11 a 50 m³
51 a 70 m³
Acima de 71 m³
R$ 51,36
R$ 6,83
R$ 8,61
R$ 10,33
R$ 67,52
R$ 11,72
R$ 14,35
R$ 17,72
Serviços Complementares
Instalação de novo hidrômetroR$ 270,51Ambiental Crato
Aferição de hidrômetroR$ 98,04Ambiental Crato
Aferição de hidrômetro novoR$ 51,47Ambiental Crato
Deslocamento de hidrômetroR$ 125Ambiental Crato
Extrato de débitoR$ 2,03Ambiental Crato
Corte a pedido do clienteR$ 31,90Ambiental Crato
Destamponamento da ligação de esgotoR$ 107,78Ambiental Crato
Religação por economiaR$ 12,19Ambiental Crato
Escavação de vala (metro linear)R$ 9,88Ambiental Crato
Pavimentação em calçamento com pedra tosca (metro linear)R$ 12,35Ambiental Crato
Pavimentação asfáltica - metro linear (acima de 6 m)R$ 19,83Ambiental Crato
Religação de Urgência (Prazo de 24h)R$ 52,15Ambiental Crato
Esgotamento de efluentes (zona urbana)R$ 67,97/m³ + 1,52/kmAmbiental Crato
Esgotamento de efluentes (zona rural)R$ 67,97/m³ + 1,52/kmAmbiental Crato


 

Aegea, holding da qual a Ambiental Ceará e Ambiental Crato fazem parte, firma parceria com o Ministério do Desenvolvimento Social para inclusão produtiva de pessoas em vulnerabilidade

Postado por [email protected] em 20/jan/2026 -

Iniciativa integra as empresas Aegea ao Programa Acredita no Primeiro Passo, do Governo Federal, ampliando oportunidades de emprego para inscritos no Cadastro Único

A Aegea, companhia referência em saneamento básico no Brasil, e holding da qual a Ambiental Ceará e Ambiental Crato fazem parte, aderiu ao Programa Acredita no Primeiro Passo, iniciativa do Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome (MDS). No Ceará, a parceria será operacionalizada pela Ambiental Ceará e pela Ambiental Crato, reforçando o compromisso da concessionária com a inclusão socioeconômica de pessoas inscritas no Cadastro Único, com foco especial em mulheres, jovens, negros, pessoas com deficiência e comunidades tradicionais. O acordo foi celebrado na sexta-feira (16) em Teresina, Piauí.

A parceria foi formalizada por meio de Protocolo de Intenções assinado com o MDS, com objetivo de promover a inserção produtiva de pessoas em situação de vulnerabilidade social, por meio da destinação de vagas de emprego, contribuindo para a ampliação da empregabilidade. Como parte do grupo Aegea, a Ambiental Ceará e Ambiental Crato se comprometem a destinar postos de trabalho a candidatos oriundos do CadÚnico e apresentará relatórios periódicos sobre o avanço dessas contratações junto às demais concessionárias da Aegea.

Com presença em mais de 890 municípios, a Aegea é referência em soluções de saneamento com foco na redução de desigualdades. A adesão ao programa reforça o papel da companhia como agente de transformação social, ao conectar sua estrutura e escala operacional à política pública federal, priorizando as regiões com maiores índices de vulnerabilidade.

“Acreditamos na potência do saneamento como vetor de desenvolvimento e inclusão. Essa parceria nos permite ampliar o alcance das nossas ações sociais, gerando prosperidade compartilhada, e colaborar com o esforço nacional de geração de emprego e renda, especialmente para quem mais precisa”, afirma Radamés Casseb, CEO da Aegea.

É muito potente essa parceria que firmamos com a Aegea. Agora vamos abrir o Cadastro Único e o público do Bolsa Família e do Cadastro Social vai poder participar da qualificação para o emprego e, também, para o empreendedorismo junto à companhia. É uma empresa que trabalha em 15 estados e 892 municípios, isso vai trazer um grande resultado na superação da pobreza no Brasil. E tenho certeza de que a Aegea vai ganhar um quadro extraordinário de profissionais”, destacou o ministro do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome, Wellington Dias.

A Aegea e suas unidades de negócio já atuam com programas voltados à capacitação e empregabilidade, como o “Pioneiros”, que oferece formação a jovens, e mantém iniciativas contínuas de inclusão por meio da Tarifa Social, além de ações com foco em diversidade e equidade racial e de gênero por meio do programa “Respeito Dá o Tom”.

O acordo firmado é o primeiro com uma empresa do setor de saneamento e prevê a designação de pontos focais locais e nacionais para gestão da parceria, além da integração com programas já existentes na companhia, como trilhas de capacitação, comunidades e iniciativas de desenvolvimento territorial.

Sobre a Aegea
A Aegea atua por meio de ativos de saneamento em todas as regiões do País. Com um crescimento sustentável, a Companhia saltou de seis municípios atendidos em 2010 para mais de 890 em 2025, distribuídos em 15 estados, beneficiando mais de 39 milhões de pessoas. Em 2023, a empresa ampliou sua atuação em mais uma frente do saneamento com a gestão dos resíduos sólidos urbanos, reforçando o compromisso com a sustentabilidade e com ações que geram impacto positivo para a população, principalmente a mais vulnerável, e o meio ambiente. Essa evolução foi possível devido ao modelo de negócio da Companhia, que tem como base eficiência e expertise operacional, disciplina financeira e o alinhamento aos princípios ESG. Para mais informações, acesse: http://www.aegea.com.br/

PPP do esgotamento sanitário
A Parceria Público-Privada de esgoto firmada entre a Ambiental Ceará e a Cagece tem como objetivo universalizar os serviços de coleta e tratamento de esgoto em 24 municípios das regiões metropolitanas de Fortaleza e do Cariri, atendendo 4,3 milhões de cearenses. Ao todo, R$ 6,5 bilhões serão investidos em obras, levando esgotamento sanitário para 90% da população até o ano de 2033, e avançando para 95% em 2040.

Sobre a Ambiental Crato
A Ambiental Crato é responsável pela coleta e tratamento de esgoto do município, além de serviços comerciais. Por meio do trabalho da empresa, o serviço de esgotamento sanitário será universalizado, garantindo que, até 2033, 90% da população da sede e dos distritos de Dom Quintino e Ponta da Serra tenham o esgoto devidamente coletado e tratado. Serão investidos mais de R$ 250 milhões em obras para promover o avanço do esgotamento municipal.

Obras de esgoto no Batateiras e São Miguel beneficiarão mais de 7 mil cratenses

Postado por [email protected] em 15/jan/2026 -

Mais de 11km de novas redes de esgoto serão construídas na cidade

Teve início na última quarta-feira (14) a implantação de mais de 11 quilômetros de novas redes de esgoto no município do Crato. As intervenções ocorrem nos bairros São Miguel e Gisélia Pinheiro (Batateiras) e são executadas pela Ambiental Crato, concessionária responsável pela universalização do esgotamento sanitário no município.

As obras de esgoto beneficiarão quase 3 mil pessoas no bairro São Miguel, e mais de 4 mil no território do bairro Batateiras. Desta forma, mais de 7 mil cratenses passarão a ter acesso a coleta e ao tratamento adequado do efluente gerado em suas residências. Além da rede, serão construídas três Estações Elevatórias de Esgoto (EEE), infraestrutura que tem a função de realizar o bombeamento do efluente coletado das áreas mais baixas até as mais altas.

“A ampliação da rede nessas localidades é fundamental para que o município do Crato siga avançando no cumprimento do Marco Legal do Saneamento para que até 2033 a cidade atinja a marca de 90% do esgoto gerado sendo coletado e tratado ”, observou Tadeu Bezerra, gerente -executivo da Ambiental Crato.

Com as obras deste ano, o Crato estará mais próximo da universalização do esgotamento sanitário. As ampliações da rede de esgoto junto à conclusão do maior coletor-tronco de esgoto da cidade, às margens do canal do Rio Granjeiro, contribuirão para que o município tenha um salto na cobertura de esgoto, chegando a mais de 50% de disponibilidade do serviço na zona urbana, em 2026.

Visita técnica do Secretário de Infraestrutura do Crato, Lucas Maximino ao local das obras.

Também está em processo de finalização a sexta Estação de Tratamento de Esgoto (ETE) do Crato. A nova ETE, que será maior entre todas já instaladas na cidade, se somará ao conjunto de ações que miram a ampliação da cobertura em 2026, e posterior alcance dos marcos definidos pelo Marco Legal do Saneamento.

Mariana Macário, moradora do Crato há mais de 20 anos, espera que todos os bairros da cidade passem a contar com o serviço o quanto antes: “observar essa infraestrutura crescendo é muito agradável, porque traz para gente a compreensão de que o futuro será mais tranquilo, com maior qualidade de vida e bem-estar ”, destacou.

Sobre a Ambiental Crato
A Ambiental Crato é responsável pela coleta e tratamento de esgoto do município, além de serviços comerciais. Por meio do trabalho da empresa, o serviço de esgotamento sanitário será universalizado, garantindo que, até 2033, 90% da população da sede e dos distritos de Dom Quintino e Ponta da Serra tenham o esgoto devidamente coletado e tratado. Serão investidos mais de R$ 250 milhões em obras para promover o avanço do esgotamento municipal.