Postado por paintbox em 08/ago/2023 -
Mais de 130 milhões de litros de esgoto deixam de ser lançados de forma irregular na natureza.
“Na Terra do Pioneirismo o Saneamento tem Vez”, esse é o lema da campanha de 1 ano da Ambiental Crato, empresa da Aegea – grupo líder em saneamento privado no país. As operações da concessionária tiveram início no dia 01 de agosto de 2022, isso fez com que o Crato, mais uma vez em sua história, tenha a marca de pioneiro, sendo o primeiro município do Cariri a efetivar políticas públicas de saneamento. Em 365 dias de operação, houve evolução significativa na garantia do esgotamento sanitário para os cratenses, saltando a cobertura de esgoto coletado e tratado de 3% para 23%, além da implementação de novas atividades nas comunidades que promovem a inclusão dos munícipes através de projetos sociais.
Investir em saneamento é garantir mais proteção ao meio ambiente, saúde e qualidade de vida para a população. E foi com essa missão que a Ambiental Crato surgiu no município. Serão investidos aproximadamente R$ 250 milhões em saneamento ao longo dos 35 anos de contrato, sendo R$ 100 milhões nos próximos cinco anos.
A empresa já revitalizou 101,81 km de rede de esgoto, além de ampliar mais 1,2 km. Hoje, 67% da cidade hidrometrada, um dado que reflete diretamente no consumo consciente de água. Foram revitalizadas 5 Estações de Tratamento de Esgoto (ETEs), com funcionamento 24h, todos os dias da semana. A operação destes equipamentos possibilita o tratamento de 130 milhões de litros de esgoto mensal, que não são mais lançados incorretamente na natureza.
A ETE Seminário, que estava inativa há mais de cinco anos, passou por processo de total revitalização. O trabalho realizado nela proporciona a redução de 80 milhões de litros de esgoto irregular no canal do Rio Granjeiro. A ETE Filemon tem tratado 13,5 milhões de litros de esgoto por mês. A estação recebeu melhorias no sistema de contenção de odor, que era a principal queixa dos moradores da localidade.
Nas ETEs São Bento I e São Bento II, foi adequado um sistema de tratamento de biogás, minimizando os impactos ambientais e melhorando a qualidade de vida da população do entorno. Nessas duas estações, são tratados 15,8 milhões de litros de esgoto por mês. A ETE Pantanal, foi inaugurada no mês de maio deste ano. A estação está tratando mais de 15 milhões de litros de esgoto por mês. Com a implantação da ETE Pantanal, o riacho da Matinha, que corta o Parque de Exposição Pedro Felício Cavalcanti, local onde ocorre a Expocrato, não tem mais lançamento irregular de esgoto.
“Com as obras realizadas durante o primeiro ano de operação da Ambiental Crato e os investimentos que estão previstos para os próximos 4 anos, conseguiremos garantir o esgotamento sanitário para a maior parte dos cratenses. Reduzindo o impacto ambiental provocado pelo esgoto a céu aberto e garantindo mais saúde e qualidade de vida para os cratenses”, afirma Diretor Executivo da Ambiental Crato, Danilo Almeida.

Trabalhamos para diversos públicos e temos como valores da empresa a responsabilidade social, a exemplo do programa Afluentes, onde foram mapeadas as lideranças comunitárias e construídas ações sociais que impactam positivamente na vida dos cratenses. Hoje o grupo conta com 110 lideranças comunitárias, que trazem as demandas da população para rápida solução.
Para aproximar ainda mais os cratenses da nossa empresa realizamos o projeto Voluntariado, que tem como principal norte a contribuição social e responsável dos espaços comunitários, ajudando a resgatar autoestima da população e melhorando aspectos sociais, ambientais e coletivos. Outro projeto de aproximação da comunidade é o Portas Abertas, que possibilita a visita guiada às nossas ETEs, com explanação sobre o funcionamento da coleta e tratamento do esgoto no município.

O projeto A Cidade da Gente, é promovido em cidades onde empresas do Grupo Aegea atuam, propondo que estudantes produzam livros contando a história dos patrimônios dos seus municípios. Em Crato, o projeto será realizado em parceria com a Secretaria de Educação do município e aplicado em 4 escolas públicas, com aproximadamente 400 alunos, do 6º ao 9º ano do Ensino Fundamental.
“Nos comprometemos a estar próximos das pessoas e da cidade, inseridos na rotina do município, dialogando com as lideranças comunitárias e poder público, com o objetivo de contribuir para o desenvolvimento sustentável e ambiental do Crato.’’, reforça a Diretora-presidente da Ambiental Crato, Carolina Serafim.
A Tarifa Social, benefício que concede desconto na fatura de água e esgoto para famílias em vulnerabilidade social, foi ampliada em 40%. Hoje são 3.633 ligações beneficiadas proporcionando dignidade, saúde e qualidade de vida para população vulnerável.
Até 2033, toda a área urbana e os distritos de Dom Quintino e Ponta da Serra terão sistema de coleta e esgotamento sanitário, atingindo a meta de 90% estabelecida pelo Novo Marco Regulatório do Saneamento.
No decorrer do trabalho muitos projetos e ações de impacto social terão início. Nos próximos meses alcançaremos ainda mais beneficiados por meio da entrega do Centro de Controle Operacional (CCO), Finalização da primeira etapa da ETE Grangeiro, implementação dos projetos Saúde Nota 10, Prospera, Pioneiros e Respeito dá o Tom, além do lançamento do livro A Cidade da Gente, do Circo Teatro Sem Lona e do Cine Bom de Praça.
Postado por paintbox em 02/ago/2023 -
A Ambiental Crato, concessionária responsável pelos serviços de esgotamento sanitário e comerciais de água e esgoto da cidade do Crato, comunica reajuste tarifário em conformidade com o percentual homologado pela Resolução n° 28, de 28 de Julho de 2023, da Agência Reguladora Intermunicipal de Saneamento (ARIS-CE, site: www.aris.ce.gov.br), a vigorar nas faturas a partir do dia 01 de setembro de 2023.
Postado por paintbox em 04/jul/2023 -
Mais uma ação de saneamento e proteção ambiental que beneficia o riacho da Matinha, que corta o parque de exposições Pedro Felício Cavalcanti, no Crato.
A Ambiental Crato está instalando 500 metros de rede aérea de esgoto nas margens do riacho da Matinha para atender as barracas dos permissionários durante a 70ª Exposição Agropecuária do Nordeste (ExpoCrato). O trabalho teve início no dia 29 de junho, e vem complementar as ações ambientais de proteção e recuperação do riacho da Matinha, iniciadas com a instalação da ETE Pantanal, que trata mais de 15 milhões de litros de esgoto, por mês, dos bairros Ossian Araripe, Pantanal e Mutirão.
A Diretora Presidente da Ambiental Crato, Carolina Serafim, destaca que este é mais um avanço para o saneamento do município. “A rede aérea de esgoto instalada na ExpoCrato será permanente, recebendo manutenção da Ambiental Crato e atendendo os barraqueiros permissionários durante o evento para que todo efluente produzido pelas barracas não sejam lançados indevidamente no riacho da Matinha, já que com a ETE Pantanal, que entregamos para o Crato no final de maio, não há mais lançamento irregular de esgoto no riacho da Matinha”.
Inovadora e não convencional, a rede aérea de esgoto, é uma alternativa para locais cuja topografia tenha alto declive, como é o caso do riacho da Matinha, toda a encanação fica suspensa e interligada às barracas do entorno. Na prática, esta será a primeira ExpoCrato em que todo o esgoto produzido na festa será coletado e tratado, para ser devolvido à natureza. Com isso, o espaço não terá mais o incômodo odor do riacho da Matinha e será mais atrativo para os permissionários e visitantes. O Crato é pioneiro no Cariri com a instalação da primeira rede aérea de esgoto da região. “esse tipo de rede é inovadora na região e é feita com material adequado para terrenos com topografia diferenciada, como é o caso desta área do riacho da Matinha. A rede aérea vem para atender os permissionários que têm barracas aqui no parque durante a Expocrato 2023”, explica o Coordenador de Operações de Esgoto da Ambiental Crato, André Ramos.
Abastecimento de Água para os permissionários
Outra novidade para a 70ª edição da ExpoCrato está sendo a instalação de pontos de abastecimento de água para os permissionários das barracas do entorno do Riacho da Matinha, na área de baixo do parque. Ao todo, foram instalados 30 pontos de água, em mais de 300 metros de rede.

Postado por paintbox em 03/jul/2023 -
Com a inauguração da ETE Pantanal, o Crato passa a ter a 5 ETE’s em operação com capacidade de tratar 130 milhões de litros de esgoto todo o mês
Após passar por um processo total de revitalização, a Estação de Tratamento de Esgoto do bairro Pantanal foi inaugurada nesta segunda-feira (29). A Estação vai tratar mais de 15 milhões de litros de esgoto por mês, o equivalente a 6 piscinas olímpicas, garantindo mais saúde e qualidade de vida para mais de 5 mil cratenses dos bairros Ossian Araripe, Pantanal e Mutirão.
Com a implantação da ETE Pantanal, o riacho da Matinha que corta o Parque de Exposição Pedro Felício Cavalcanti, local onde ocorre a Expocrato – considerado o maior evento agropecuário do Norte-Nordeste, não terá mais lançamento irregular de esgoto. Ao fazer a conexão correta à rede de esgoto, a população ajuda no cuidado com os rios, garantindo a recuperação e preservação do meio ambiente.
A principal entrega da Ambiental Crato na estação é a alteração do processo técnico de tratamento, que consiste na conversão do sistema em reator anaeróbio de fluxo ascendente, conhecido tecnicamente como reator UASB (Upflow Anaerobic Sludge Blanket), uma moderna tecnologia que vai proporcionar maior eficiência no tratamento, garantindo mais qualidade na água devolvida para a natureza.

OUTRAS ENTREGAS
Além da ETE Pantanal, a Ambiental Crato já iniciou os trabalhos na ETE Granjeiro, com atividades de topografia, projeto e contratação de empresas, e a ativação da unidade está prevista para o primeiro semestre de 2024. A Estação vai receber melhorias e retrofit, que incluem a recuperação das lagoas, ajuste no processo de tratamento preliminar, além de melhorias nas tecnologias, o que vai permitir atuar simultaneamente com lagoas e reator UASB. A unidade vai tratar mais de 83 milhões de litros de esgoto por mês, o equivalente a 33 piscinas olímpicas, beneficiando mais de 39 mil moradores dos bairros Centro, Gisélia Pinheiro, Parque Recreio e Vila Alta.
CONCESSÃO CRATO – A Ambiental Crato é uma empresa da Aegea, líder em saneamento privado no país, responsável pelo esgotamento sanitário do Crato desde agosto de 2022. A concessionária tem o compromisso de garantir, até 2033, que a zona urbana da cidade mais os Distritos de Dom Quintino e Ponta da Serra tenham o esgoto coletado e tratado, contribuindo para o desenvolvimento sustentável da cidade.
O contrato de concessão prevê ao longo dos 35 anos, a implantação de 252 km de redes coletoras e interceptores, substituição de 36 km de rede existente, instalação de 1.320 m de emissários, construção de 22 estações elevatórias e 4 estações de tratamento de esgoto.
A Ambiental Crato atua em parceria com a Sociedade Anônima de Água e Esgoto do Crato (SAAEC), que segue responsável pelo abastecimento de água. Já a Ambiental Crato atua com esgotamento sanitário e serviços comerciais de água e esgoto, que envolvem interação e atendimento ao cliente.
Postado por paintbox em 15/abr/2023 -
O reajuste não terá efeito sobre o valor da tarifa de esgoto, que permanece inalterada.
O valor da tarifa e dos demais serviços relacionados ao abastecimento de água realizados pela Sociedade Anônima de Água e Esgoto do Crato (SAAEC), na cidade do Crato, foram reajustados em 5,93%, conforme resolução Nº 22, de 27 de março, da Agência Reguladora Intermunicipal de Saneamento – ARIS CE. O reajuste, publicado no Diário Oficial do Município do Crato no dia 31 de março de 2023, já está definido e passa a ser aplicado nas faturas a partir do mês de maio. O reajuste não afeta o valor da tarifa de esgoto, que permanece sem alteração.
Previsto para ocorrer, anualmente, o ajuste visa o equilíbrio econômico-financeiro da SAAEC, segundo aponta a ARIS na resolução. A alteração no valor garante a prestação dos serviços de distribuição de água à população, sem interferir na qualidade e efetividade do trabalho da companhia.
Abaixo, você pode entender melhor como funciona o processo de reajuste e as competências de cada instituição envolvida:
O que é o reajuste tarifário de água?
Reajuste Tarifário é o processo de atualização das tarifas de água e das demais atividades relacionadas para garantir a sustentabilidade e a continuidade da prestação dos serviços. O estudo é feito com base em dados fornecidos pela SAAEC, submetidos à análise do Conselho de Regulação e Controle Social – CONREG. A aprovação do parecer é de responsabilidade da Agência Reguladora.
O percentual do reajuste será aplicado em todas as faixas e categorias de consumo. Confira:
Valores das Tarifas de Água

Valores dos demais serviços

Postado por paintbox em 13/abr/2023 -
Ações realizadas pela concessionária devem beneficiar mais de 40 mil pessoas em 2023
A Ambiental Crato chegará ao seu primeiro ano de atuação no Crato em agosto de 2023. Desde que assumiu, a concessionária do grupo Aegea, vem transformando a realidade do sistema de saneamento básico da cidade, com investimentos na expansão do sistema de esgotamento sanitário e programa de relacionamento com a população.
Crato deve receber aproximadamente R$ 250 milhões em investimentos em saneamento ao longo dos 35 anos de contrato, sendo R$ 100 milhões nos próximos cinco anos.
NOVAS UNIDADES – No primeiro semestre, estão previstas duas novas Estações de Tratamento de Esgoto (ETE). A entrada em operação da ETE Flores, que passa por processo de total revitalização, tendo como principal entrega a alteração do processo técnico de tratamento, que consiste na conversão do sistema em reator anaeróbio de fluxo ascendente, conhecido tecnicamente como reator UASB (Upflow Anaerobic Sludge Blanket). A Estação vai tratar mais de 15 milhões de litros de esgoto por mês, o equivalente a 6 piscinas olímpicas, garantindo mais saúde e qualidade de vida para mais de 5 mil cratenses, dos bairros Ossean Araripe, Pantanal e Mutirão.
Com a implantação da ETE Flores, o riacho da Matinha que corta o Parque de Exposição Pedro Felício Cavalcanti, local onde ocorre a Expocrato – considerado o maior evento agropecuário do norte nordeste, não terá mais lançamento irregular de esgoto. Ao fazer a conexão correta à rede de esgoto, a população ajuda no cuidado com os rios garantindo a recuperação e preservação do meio ambiente. As obras de revitalização da ETE Flores chegaram a 50%, e a previsão de entrega do equipamento é ainda para o primeiro semestre do ano.
Os trabalhos na ETE Granjeiro já foram iniciados com atividades de topografia, projeto e contratação de empresas, e a ativação da unidade é prevista para o primeiro semestre de 2024. A Estação vai receber melhorias e retrofit, que incluem a recuperação das lagoas, ajuste no processo de tratamento preliminar, além de melhorias nas tecnologias, o que vai permitir atuar simultaneamente com lagoas e reator UASB. A unidade vai tratar mais de 83 milhões de litros de esgoto por mês, o equivalente a 33 piscinas olímpicas, beneficiando mais de 39 mil moradores dos bairros Centro, Giselia Pinheiro, Parque Recreio e Vila Alta.

RELACIONAMENTO – A empresa também vai ampliar a atuação do seu Programa de relacionamento, o Vem com a Gente (VCG). As equipes atuam de porta em porta levando informação, esclarecem dúvidas e orientam a importância da conexão à rede, como forma de garantir os benefícios do saneamento. Desde que assumimos, mais de 1.200 pessoas em situação de vulnerabilidade social foram cadastradas na Tarifa Social, benefício que concede até 50% de desconto na conta de água e esgoto. Em 2023, a meta é atender mais de 39 mil moradores nos bairros Vila Alta, Centro, São Miguel, Ossean Araripe, Pinto Madeira, Alto da Penha e Pantanal, oferecendo serviços como cadastramento da população de baixa renda na Tarifa Social, padronização de ligações de água, negociação de débitos, instalação e substituição de hidrômetros. O equipamento é necessário para medir o consumo e contribui para um sistema de abastecimento de água mais moderno, eficiente e sem desperdícios. O objetivo do Programa é visitar em três anos todos os bairros do município até 2025.
NOVA LOJA – A concessionária ampliou o espaço de atendimento ao público cratense. O novo ambiente permanece na Rua André Cartaxo, 195, Centro – no Prédio Kariris Blue Tower, mas agora nas salas 3 e 4, e funciona de segunda à sexta, em horário comercial.
Com a mudança de sala, a Ambiental Crato passa a atender em um espaço maior, proporcionando mais conforto ao público. Alguns dos serviços disponíveis no local são Transferência de titularidade, negociação de débitos, cadastro na Tarifa Social, pedido de ligação de água e Esgoto, entre outros.
Além da loja, os serviços da Ambiental Crato estão disponíveis de forma presencial no CAC – Centro de Atendimento ao Cidadão, que fica localizado na R. José Carvalho, 348 – Centro. Os clientes também podem solicitar os serviços de forma digital, 24 horas por dia, 7 dias por semana, gratuitamente, via 0800 195 0300, que funciona para ligações e mensagens de WhatsApp, além do aplicativo Águas APP.
SOCIAL – Crato recebeu diversas melhorias nos serviços de esgotamento sanitário desde que o grupo Aegea passou a atuar na cidade, em agosto de 2022, através da concessionária Ambiental Crato. A transformação vem ocorrendo através de obras, projetos e, principalmente, de uma maior proximidade com a população da cidade. A concessionária já lançou o Programa Social Afluentes, que promove a integração com cerca de 80 associações de moradores e lideranças mapeadas, que possuem um canal de comunicação direta com a empresa garantindo mais agilidade na resolução das demandas.
O Programa de Voluntariado já beneficiou mais de 600 pessoas nas ações realizadas por colaboradores nas comunidades. Outro projeto é o Portas Abertas, voltado para visitação nas Estações de Tratamento de Esgoto (ETE), com o objetivo de aproximar a comunidade por meio de parceria e diálogo.
Para este ano, a concessionária vai atuar, além de dar continuidade nos projetos já lançados, em parceria com a Secretaria de Educação do Município para melhorar a qualidade de vida do cratense, além de promover a conscientização sobre preservação do meio ambiente com as crianças e jovens. São eles:

NOVAS TECNOLOGIAS – Dando continuidade à modernização da operação, a Ambiental Crato implantará o Centro de Controle Operacional (CCO). O CCO permite monitorar, através de tecnologia moderna, 24 horas por dia e em tempo real, o funcionamento das quatro estações de tratamento e bombeamento de esgoto, tornando ainda mais rápida a atuação da empresa frente às mais diversas situações durante a operação como intervenções e manutenções emergenciais e preventivas. Por meio de câmeras e outros dispositivos implantados nas estações em operação, os operadores do CCO identificam eventuais extravasamentos, variações de vazão nas unidades monitoradas, supervisão dos painéis elétricos, contribuindo para uma maior eficiência operacional das unidades e, ainda, garante a segurança patrimonial das instalações.
CONCESSÃO CRATO – A Ambiental Crato é uma empresa da Aegea, líder em saneamento privado no país, responsável pelo esgotamento sanitário do Crato desde agosto de 2022. A concessionária tem o compromisso de garantir, até 2033, que a zona urbana da cidade mais os Distritos de Dom Quintino e Ponta da Serra tenham o esgoto coletado e tratado, contribuindo para o desenvolvimento sustentável da cidade.
O contrato de concessão prevê ao longo dos 35 anos do contrato a implantação de 252 km de redes coletoras e interceptores, substituição de 36 km de rede existente, instalação de 1.320 m de emissários, construção de 22 estações elevatórias e quatro estações de tratamento de esgoto.
A Ambiental Crato atua em parceria com a Sociedade Anônima de Água e Esgoto do Crato (SAAEC), que segue responsável pelo abastecimento de água. Já a Ambiental Crato atua com esgotamento sanitário e serviços comerciais de água e esgoto, que envolvem interação e atendimento ao cliente.
Postado por paintbox em 21/mar/2023 -
Crato deve receber aproximadamente R$ 250 milhões em investimentos em saneamento ao longo dos 35 anos de contrato
É comemorado em 22 de março o Dia Mundial da Água, data instaurada em 1993 pela ONU com o objetivo de alertar as pessoas sobre o consumo consciente desse bem tão importante. A cidade do Crato, localizada ao sopé da Chapada do Araripe é rica em nascentes de água, sendo no município ainda mais importante esse trabalho de conscientização e cuidado com o recurso natural. A Ambiental Crato é uma empresa Aegea, líder em saneamento privado no país. Desde agosto de 2022 somos responsáveis pela coleta, tratamento de esgoto na cidade.
O trabalho realizado pela concessionária vai evitar a contaminação e transmissão de doenças e a poluição de córregos, rios e nascentes. O sistema de tratamento de esgoto preserva os recursos hídricos e as fontes de abastecimento de água. O saneamento é composto por 4 atividades, abastecimento de água, esgotamento sanitário, drenagem e resíduos, sendo essas duas últimas atividades de responsabilidade do Município.
A empresa chegou ao município com a missão de trazer a universalização do esgotamento sanitário para a população da zona urbana da cidade mais os Distritos de Dom Quintino e Ponta da Serra, contribuindo para o desenvolvimento sustentável da cidade implantando toda a infraestrutura necessária para levar o serviço a 90% da zona urbana da cidade, conforme determina o Novo Marco Legal do Saneamento.
Por isso, em menos de um ano a concessionária já investiu 4 milhões de reais na renovação da estrutura de esgotamento sanitário do município, e nos próximos 5 anos, serão investidos mais 100 milhões de reais no saneamento do Crato. As ações realizadas pela concessionária devem beneficiar mais de 40 mil pessoas em 2023.

O Crato recebeu diversas melhorias nos serviços de esgotamento sanitário desde que o grupo Aegea passou a atuar na cidade, em agosto de 2022, através da concessionária Ambiental Crato. A transformação vem ocorrendo através de obras, projetos e, principalmente, de uma maior proximidade com a população da cidade.
Ainda em 2022, foi inaugurada a Estação de Tratamento de Esgoto – ETE Seminário. A unidade estava inativa há mais de cinco anos, passou por processo de total revitalização, tendo como principal entrega a conversão do sistema em reator anaeróbio de fluxo ascendente, conhecido tecnicamente como reator UASB. Foi realizado também o recondicionamento dos motores, painéis elétricos e gerador de energia da unidade operacional, além da revitalização dos filtros aerados submersos. A intervenção garante que a ETE trate 31 litros de esgoto por segundo, o que corresponde a mais de 80 milhões de litros por mês.
A empresa também atua com um Programa de relacionamento chamado Vem com a Gente (VCG). As equipes atuam de porta em porta levando informação, esclarecem dúvidas e orientam a importância da conexão à rede, como forma de garantir os benefícios do saneamento. Desde que assumimos, mais de 1.200 pessoas em situação de vulnerabilidade social foram cadastradas na Tarifa Social, benefício que concede até 50% de desconto na conta de água e esgoto. O objetivo do Programa é visitar em três anos todos os bairros do município até 2025.
A concessionária tem também o Programa Social Afluentes, que promove a integração com cerca de 80 associações de moradores e lideranças mapeadas, que possuem um canal de comunicação direta com a empresa garantindo mais agilidade na resolução das demandas.
O Programa de Voluntariado já beneficiou mais de 600 pessoas nas ações realizadas por colaboradores nas comunidades. Outro projeto é o Portas Abertas, voltado para visitação nas Estações de Tratamento de Esgoto (ETE), com o objetivo de aproximar a comunidade por meio de parceria e diálogo.

Postado por paintbox em 07/mar/2023 -
Colaboradoras da concessionária Ambiental Crato falam sobre o Dia Internacional da Mulher e os desafios do mercado
Atuar em um ambiente dominado em sua maioria por homens não é tarefa fácil. Mas isso não virou uma dificuldade para a dupla Carolina Serafim e Elane Maria da Silva, essa missão é “tirada de letra” diariamente. Elas atuam no time da concessionária Ambiental Crato e contam que um dos principais desafios neste Dia Internacional da Mulher, comemorado em 8 de março – e em todos os dias – é ser sua melhor versão a cada dia.
DE PORTA EM PORTA – Elane Maria da Silva, 31, atuava como entregadora na Saaec desde o ano de 2021. Em agosto de 2022, a Ambiental Crato assumiu os serviços de esgotamento sanitário e relacionamento com o cliente na cidade. A colaboradora foi convidada a participar do processo seletivo, e após cumprir as etapas passou a fazer parte da empresa na área de leitura. Diariamente, Elane percorre as ruas da cidade, visitando as casas e conferindo hidrômetro por hidrômetro, imprimindo e entregando as faturas no mesmo instante nas mãos dos clientes.

Em média, cerca de 2.500 faturas são impressas por dia. “Eu gosto do que faço, sou esforçada e me motivo todos os dias. Vejo que posso atuar em qualquer função. Antes de trabalhar no saneamento já fiz diversos trabalhos – até de ajudante de pedreiro e jardineiro. Acredito que hoje em dia a mulher se encaixa onde ela quiser. O meu sonho é fazer uma faculdade e seguir crescendo profissionalmente”. Entre os nove Leituristas, há apenas uma mulher, que é a Elane. O fato é visto pela colaboradora como motivação para fazer o seu melhor todos os dias
CRESCIMENTO – A colaboradora Carolina Serafim tem trajetória de evolução e crescimento dentro do grupo Aegea. Advogada, pós-graduada em Direito da Infraestrutura e Regulação, Gestão de Negócios com ênfase em Infraestrutura, Direito Civil e Processo Civil, Direito do Trabalho e Processo do Trabalho. Há quatro anos entrou para o ramo de saneamento, quando passou a integrar o grupo como gerente jurídica na unidade de Manaus. Atualmente é diretora presidente na Ambiental Crato.

A colaboradora lidera um time de mais de 70 pessoas na cidade do Crato. Para ela, o maior atrativo em atuar no saneamento é o impacto positivo que ele promove na vida das pessoas, e isso está intimamente ligado ao seu proposito de vida. “Desde que entrei no grupo deixei claro que pretendia estar na gestão e minha formação foi toda voltada para chegar até aqui. Gerar saúde e qualidade de vida para as pessoas é o maior benefício em transformar vidas por meio do saneamento”, destaca.
Postado por paintbox em 03/mar/2023 -
A Agência Reguladora Intermunicipal de Saneamento (ARIS CE), na condição de agente regulador e fiscalizador dos serviços públicos de saneamento do município do Crato, informa que está realizando consulta pública sobre reajuste da tarifa de água praticada pela SAAEC na cidade. A reajuste é previsto anualmente, visando o equilíbrio econômico-financeiro da SAAEC e assegurando à população a continuidade da prestação de serviços de qualidade. Para entender como funciona este processo é importante destacar a importância do reajuste, além da competência de cada órgão envolvido neste trabalho, confira:
O que é o reajuste tarifário de água?
Reajuste Tarifário é o processo de atualização das tarifas de água para garantir a sustentabilidade e a continuidade da prestação de serviços. O estudo é feito com base em dados fornecidos pela SAAEC, submetidos a análise do CONREG e sendo a ARIS CE – Agência Reguladora, responsável pela aprovação.
Quem é a ARIS CE?
A Agência Reguladora Intermunicipal de Saneamento (ARIS CE) é um consórcio público, com personalidade jurídica de direito público, que regula e fiscaliza a prestação de serviços de água e esgoto nos municípios consorciados. No Crato, a ARIS CE fiscaliza a SAAEC, prestadora do serviço de abastecimento de água, e a Ambiental Crato, concessionária prestadora dos serviços de esgotamento sanitário e gestão comercial.
Sobre a atuação da ARIS CE
A ARIS CE é a entidade de direito público que possui competências próprias de natureza regulatória, dotada de independência decisória e autonomia administrativa, orçamentária e financeira, pautada nos princípios de transparência, tecnicidade, celeridade e objetividade das decisões, com a missão de verificar o cumprimento das metas estabelecidas pelos planos municipais de saneamento, fixar e reajustar as tarifas do setor, homologar contratos de prestação dos serviços de saneamento, além de oferecer apoio técnico e administrativo aos municípios.
Sobre o Conselho de Regulação e Controle Social – CONREG
É um mecanismo de apoio ao processo decisório da ARIS CE, de caráter consultivo e criado por legislação em cada município associado à Agência Reguladora, cujos membros são nomeados pelo respectivo chefe do Poder Executivo e representam diversos setores da sociedade.
O Conselho atua com autonomia, sem vinculação ao Poder Executivo Municipal, sendo regulado pela Resolução ARIS CE nº 01/2021.
No Crato, o CONREG foi criado através da Lei Municipal nº 3.910/2022, e os membros nomeados através da Portaria nº 0606001/2022 – GP.
Dentre as obrigações do CONREG previstas na Resolução ARIS CE nº 01/2021 está a de avaliar as propostas de fixação de revisão e reajuste tarifário dos serviços de saneamento básico no âmbito do seu Município.
São os membros do CONREG:
I – REPRESENTANTES DO PODER EXECUTIVO MUNICIPAL:
Titular – Claúdio Gonçalves Esmeraldo;
Suplente – Mauro Wesllen Tavares Silvestre.
II – REPRESENTANTES DOS ÓRGÃOS GOVERNAMENTAIS/SANEAMENTO BÁSICO:
Titular – Hildo Moraes de Brito Junior;
Suplente – Italo Samuel Gonçalves Dantas.
III – PRESTADORES DE SERVIÇOS PÚBLICOS/SANEAMENTO BÁSICO:
Titular – Orleam Rafael Novais De Alencar;
Suplente – Grasiele Gonçalves Cruz Monteiro.
Titular – Carlos Freire De Lima;
Suplente – Maria Tamirys Monteiro.
IV – REPRESENTANTES USUÁRIOS SAAEC:
Titular – Mário Correia De Oliveira Júnior;
Suplente – José Bertulino Da Silva.
V – REPRESENTANTES USUÁRIOS SISAR:
Titular – Antonio Laurentino Da Silva;
Suplente – Patrícia Laurentino Da Silva.
VI – REPRESENTANTES DE INSTITUIÇÃO DE ENSINO SUPERIOS:
Titular – Luiz Marivando Barros;
Suplente – Yedda Maria Lobo Soares De Matos.
VII – REPRESENTANTES DE ORGANIZAÇÕES DA SOCIEDADE CIVIL:
Titular – Wyldevânio Vieira Da Silva.
VIII – REPRESENTANTES DE DEFESA DO CONSUMIDOR:
Titular – José Jefferson Campos De Santana.
IX – REPRESENTANTES DA CÂMARA MUNICIPAL DO CRATO:
Titular – Érico Matheus Brito Duarte – Vereador.
Suplente – Marconde Lite Nascimento.
Diferenças tarifa de água x tarifa de esgoto
No Município do Crato existem duas tarifas distintas, considerando que são dois serviços diferentes, prestados por empresas diferentes:
(i) Tarifa de Água, homologada pela Agência Reguladora através da Resolução ARIS CE nº 08/2022, referente aos serviços de abastecimento de água prestados pela SAAEC.
(ii) Tarifa de Esgoto, fixada pelo Contrato de Concessão nº 2022.06.01.1, referente aos serviços de esgotamento sanitário prestados pela Ambiental Crato, empresa vencedora do edital de Concorrência Pública nº 2021.11.03.2, que adotou o critério de menor tarifa de serviço público. A data base do reajuste da Ambiental Crato é agosto.
O reajuste anual da tarifa de água foi requerido pela SAAEC por ofício, resultando na abertura do processo de reajuste inflacionário 02.2023, sendo deferido pela Agência Reguladora, conforme Parecer Consolidado, no percentual de 10,87%.
Para maiores esclarecimentos, entre em contato com a ARIS via e-mail ([email protected]) ou acesse nosso site (www.arisceara.com.br) e nossas redes sociais (instagram: @arisceara; facebook: arisceara).
Postado por paintbox em 25/jan/2023 -

Ações realizadas pela concessionária devem beneficiar mais de 40 mil pessoas em 2023
A Ambiental Crato chegará ao seu primeiro ano de atuação no Crato em agosto de 2023. Desde que assumiu, a concessionária do grupo Aegea, vem transformando a realidade do sistema de saneamento básico da cidade, com investimentos na expansão do sistema de esgotamento sanitário e programa de relacionamento com a população.
Crato deve receber aproximadamente R$ 250 milhões em investimentos em saneamento ao longo dos 35 anos de contrato, sendo R$ 100 milhões nos próximos cinco anos.

No primeiro semestre, estão previstos duas novas Estações de Tratamento de Esgoto. A entrada em operação da ETE Flores, que passa por processo de total revitalização, tendo como principal entrega a alteração do processo técnico de tratamento, que consiste na conversão do sistema em reator anaeróbio de fluxo ascendente, conhecido tecnicamente como reator UASB. A Estação vai tratar mais de 15 milhões de litros de esgoto por mês, o equivalente a 6 piscinas olímpicas, garantindo mais saúde e qualidade de vida para mais de 5 mil cratenses, dos bairros Ossean Araripe, Pantanal e Mutirão.
Com a implantação da ETE Flores, o riacho da Matinha que corta o Parque de Exposição Pedro Felício Cavalcanti, local onde ocorre a Expocrato – considerado o maior evento agropecuário do norte nordeste, não terá mais lançamento irregular de esgoto. Ao fazer a conexão correta à rede de esgoto, a população ajuda no cuidado com os rios garantindo a recuperação e preservação do meio ambiente.
Os trabalhos na ETE Granjeiro iniciam no primeiro semestre e a ativação da unidade é prevista para o primeiro semestre de 2024. A Estação vai receber melhorias e retrofit, que incluem a recuperação das lagoas, ajuste no processo de tratamento preliminar, além de melhorias tecnologias, que vai permitir atuar simultaneamente com lagoas e reator UASB. A unidade vai tratar mais de 83 milhões de litros de esgoto por mês, o equivalente a 33 piscinas olímpicas, beneficiando mais de 39 mil moradores dos bairros Centro, Giselia Pinheiro, Parque Recreio e Vila Alta.

A empresa também vai ampliar a atuação do seu Programa de relacionamento, o Vem com a Gente (VCG). As equipes atuam de porta em porta levando informação, esclarecem dúvidas e orientam a importância da conexão a rede, como forma de garantir os benefícios do saneamento. Em 2023, a meta é atender mais de 39 mil moradores nos bairros Vila Alta, Centro, São Miguel, Ossean Araripe, Pinto Madeira, Alto da Penha e Pantanal, oferecendo serviços como cadastramento da população de baixa renda na Tarifa Social, padronização de ligações de água, negociação de débitos, instalação e substituição de hidrômetros. O equipamento é necessário para medir o consumo e contribui para um sistema de abastecimento de água mais moderno, eficiente e sem desperdícios. O objetivo do Programa é visitar em três anos todos os bairros do município até 2025

NOVAS TECNOLOGIAS – Dando continuidade à modernização da operação, a Ambiental Crato implantará o Centro de Controle Operacional (CCO). O CCO permite monitorar, através de tecnologia moderna, 24 horas por dia e em tempo real, o funcionamento das quatro estações de tratamento e bombeamento de esgoto, tornando ainda mais rápida a atuação da empresa frente às mais diversas situações durante a operação como intervenções e manutenções emergenciais e preventivas. Por meio de câmeras e outros dispositivos implantados nas estações em operação, os operadores do CCO identificam eventuais extravasamentos, variações de vazão nas unidades monitoradas, supervisão dos painéis elétricos, contribuindo para uma maior eficiência operacional das unidades e, ainda, garante a segurança patrimonial das instalações.
MUDANÇA ESTRUTURAL – A Ambiental Crato também passará por mudanças internas no ano. O Diretor-executivo da concessionária desde o início das operações na cidade, Renee Chaveiro assumiu um novo desafio dentro do grupo Aegea e passará a ser responsável pela Diretoria executiva da Águas de Teresina (Teresina/PI) e Águas de Timon (Maranhão/ MA).
Com isso, Danilo Almeida passará a ser o novo diretor executivo da concessão do Crato. Engenheiro Sanitarista e Ambiental, com MBA em Gestão Empresarial, atuando há 16 anos em saneamento nas áreas regulatórias, gestão e operação de saneamento. Foi coordenador de operações e gerente de serviços na Águas de Teresina (PI) e Águas de Timon (MA).
“O trabalho da Ambiental Crato está transformando a cidade. Em menos de 120 de operação, ativamos quatro estações de tratamento e realizamos 700 metros de extensão de rede de esgoto, garantindo um salto de menos de 3% para 16% da coleta e tratamento de esgoto. Isso só reforça o compromisso que assumimos com a cidade, de transformar vidas por meio do saneamento. Com isso, demonstramos para a população que somos uma empresa parceira, que está sempre disposta ao diálogo. Através desse relacionamento, implementamos diversas melhorias na cidade. A empresa seguirá com essa mesma postura, cumprindo as metas contratuais ao longo dos próximos anos e realizando os investimentos necessários para Crato ter esgoto tratado garantindo melhoria na qualidade de vida”, declarou a diretora-presidente Carolina Serafim.
CONCESSÃO CRATO – A Ambiental Crato é uma empresa da Aegea, líder em saneamento privado no país, responsável pelo esgotamento sanitário do Crato desde agosto de 2022. A concessionária tem o compromisso de garantir, até 2033, que a zona urbana da cidade mais os Distritos de Dom Quintino e Ponta da Serra tenham o esgoto coletado e tratado, contribuindo para o desenvolvimento sustentável da cidade.
O contrato de concessão prevê ao longo dos 35 anos do contrato a implantação de 252 km de redes coletoras e interceptores, substituição de 36 km de rede existente, instalação de 1.320 m de emissários, construção de 22 estações elevatórias e quatro estações de tratamento de esgoto.
A Ambiental Crato atua em parceria com a Sociedade Anônima de Água e Esgoto do Crato (SAAEC), que segue responsável pelo abastecimento de água. Já a Ambiental Crato atua com esgotamento sanitário e serviços comerciais de água e esgoto, que envolvem interação e atendimento ao cliente.