Arquivo do Autor

Ambiental Crato realiza novas obras para implantação de rede coletora de esgoto no Centro da cidade

Postado por paintbox em 24/abr/2024 -

Em apenas um mês, estão previstos 1.240 metros de tubulações que farão a coleta e transporte do esgoto dos imóveis do bairro até as ETE’s.

A Ambiental Crato está intensificando as obras de rede coletora de esgoto no Centro da cidade, entre os meses de abril e maio de 2024. Estão sendo implantados 1.240 metros de rede, que beneficiará mais famílias cratenses com o serviço de esgotamento sanitário.

Considerando toda a cidade, já foram implantados mais de 7 km de redes coletora de esgoto em 20 ruas e avenidas da cidade, impactando cinco bairros do Crato. “Com o trabalho da Ambiental Crato, o município vem tendo vários avanços em saneamento, saindo de 3% para 25% de esgoto coletado e tratado. E Ainda neste ano, vamos chegar a 33%, cumprindo rigorosamente as metas do contrato de concessão”, afirma o Gerente de Operações da Ambiental Crato, Tadeu Bezerra.

A coleta e tratamento de esgoto estão entre os principais indicadores de desenvolvimento de um município, por trazer benefícios em diversas áreas, desde melhorias nos índices de saúde ao impulsionamento do desenvolvimento econômico.

Neste mês de abril e em maio, as obras do sistema de esgotamento sanitário do Crato estão sendo realizadas em 10 ruas doentro. Abaixo, estão as localidades e os números de expansão da rede:

Obras de rede coletora de esgoto

📌Rua Monsenhor Tavares: 271 metros
📌Rua Cel. Francisco José de Brito: 65 metros
📌Rua Cel Raimundo Lobo: 84 metros
📌Rua Aderisse Macedo: 84 metros
📌Rua Direita: 85 metros
📌Travessa Brejo Santo: 142 metros
📌Travessa Cedro: 124 metros
📌Av. José Alves de Figueiredo até cruzamento com Rua Almirante Alexandrino: 143 metros
📌Av. José Alves de Figueiredo até cruzamento com Rua Dr. João Pessoa: 137 metros
📌Av. José Alves de Figueiredo até cruzamento com Rua Tristão Gonçalves: 170 metros

Ambiental Crato promove ações educativas e ambientais alusivas ao mês da água

Postado por paintbox em 27/mar/2024 -

A empresa apresentou peça de teatro para 80 crianças da educação infantil e realizou ação, que retirou de mais de 250 kg de resíduos da Cascata do Crato.

Reforçando seu pilar de responsabilidade social, a Ambiental Crato promoveu, uma iniciativa educacional e outra ambiental com foco na preservação das águas do Crato. Na última sexta-feira, 22, a empresa apresentou uma peça teatral com foco no ciclo do saneamento para 80 alunos de uma escola infantil do bairro Seminário. No sábado, 23, o grupo de Voluntariados da Ambiental Crato realizou a limpeza da Cascata, importante cartão postal do município, retirando mais de 250 kg de resíduos descartados de forma incorreta no local. Essas são iniciativas que contribuem para melhorar a perspectiva de um futuro mais sustentável, garantindo saúde e qualidade de vida para os cratenses.

O time de profissionais além da conta da Ambiental Crato apresentou, no Dia Mundial da Água, a peça “Antônio Cacimba e o Ciclo do Saneamento” para 80 alunos do infantil II ao 4º ano da escola Tia Érika, no bairro Seminário. A apresentação conta, de forma lúdica e educativa, a história de um menino que está em recuperação escolar e precisa desenvolver uma redação para passar de ano. O tema proposto pela professora é o ciclo do saneamento. Ao tentar relembrar sua aula de campo, onde visitou uma Estação de Tratamento de Esgoto (ETE) com o engenheiro da Ambiental Crato, a criança é surpreendida pela visita dos personagens que compõem o ciclo do saneamento: a Água, o Esgoto, o Resíduo Sólido e a Chuva.

“Estamos comprometidos em movimentar vidas através do saneamento. Por meio do nosso braço social e equipe do programa Voluntariado, contribuímos para alegria e educação dessas crianças que tiveram a oportunidade de aprender a importância do saneamento básico e como funciona cada etapa do ciclo da água e do esgoto”, destaca a Diretora-presidente da Ambiental Crato, Carolina Serafim.

Limpeza na Cascata

O programa Voluntariado atuou na Cascata do Crato, que fica no bairro Lameiro. O ponto turístico recebe público de todas as idades durante o fim de semana, e mesmo com lixeiros espalhados pela trilha e cachoeira, muitos resíduos são descartados de forma incorreta, poluindo as águas e matas em seu entorno.

A ação contou com o envolvimento de 25 voluntários, entre colaboradores e familiares, que conseguiram coletar mais de 250 kg de resíduos sólidos, principalmente plásticos e garrafas de vidro que não vão mais poluir o solo e as águas da nascente do rio Batateira. “Ser socialmente responsável faz parte da nossa atuação no município do Crato. Faz parte do compromisso de longo prazo com nossos públicos, principalmente relacionado as comunidades em que atuamos”, destaca o Diretor Executivo da Ambiental Crato, Danilo Almeida.

Ambiental Crato e Ambiental Ceará promovem curso de Hidráulica Básica exclusivo para mulheres

Postado por paintbox em 20/mar/2024 -

Essa é a segunda turma de mulheres que receberá a capacitação no mês de março.

Com intensa procura, o curso de Hidráulica Básica promovido pelas empresas Ambiental Crato e Ambiental Ceará, terá mais uma edição nesta quarta-feira, 20. A nova turma é formada por 40 mulheres que não conseguiram vaga no último dia 08 de março, quando o curso foi lançado em parceria com o IDT/SINE Cariri. Desta vez a parceria também é celebrada com a Câmara dos Dirigentes Lojistas do Crato, que aposta no desenvolvimento profissional e autonomia financeira das mulheres.

A formação será ministrada na sede da CDL Crato, Rua Teopisto Abath, 481 – bairro Pinto Madeira, nesta quarta-feira, 20 de março, a partir das 08h30.

De acordo com a Diretora Presidente da Ambiental Crato e Relações Institucionais da Ambiental Ceará, Carolina Serafim, o curso tem por objetivo capacitar as participantes na instalação e manutenção de encanamento. “Nosso objetivo é oportunizar que essas mulheres conquistem a autonomia financeira e possam transformar o conhecimento adquirido, no curso de hidráulica básica, em uma forma de geração de renda para suas famílias”, destaca.

Compromisso com a diversidade

Na Ambiental Ceará, assim como em todo o grupo Aegea Saneamento, existe a meta de até 2030, aumentar o percentual de mulheres em cargos de liderança de 32% para 45%. Na Ambiental Crato, atualmente, dos sete profissionais em posição de liderança na concessionária, 4 são mulheres. Ao todo, empregamos 77 pessoas diretamente no município do Crato. Desse total, 26 são mulheres. Número que a empresa vem trabalhando para aumentar, realizando processos seletivos com vagas afirmativas e promovendo cursos gratuitos e exclusivos para elas.

Serviço

Curso intensivo de Hidráulica Básica para mulheres
Data: quarta-feira, 20 de março de 2024
Horário: 08h30 às 17h
Local: sede da CDL Crato, Rua Teopisto Abath, 481 – bairro Pinto Madeira.

Lançado livro “Crato A Cidade da Gente” escrito por 400 estudantes da rede pública municipal 

Postado por paintbox em 14/dez/2023 -

 A solenidade de lançamento do livro reuniu estudantes, professores, mestres da cultura e representantes do poder público municipal do executivo e legislativo, para prestigiar a obra que conta a história da cidade pela visão dos estudantes da rede pública municipal. O projeto foi executado pela Ambiental Crato e Instituto Aegea, em parceria com a editora Olhares e Prefeitura Municipal do Crato, através da Secretaria de Educação.  

 No evento realizado nesta terça-feira (12), no Centro de Convenções do Cariri, houve a sessão de autógrafos e doação de 2.600 exemplares do livro para a rede pública de ensino fazer a distribuição para as bibliotecas escolares. A Secretária de Educação do Crato, Germana Brito, destaca a importância do livro e do trabalho desenvolvido com os alunos que fortalece o gosto pela leitura e escrita. “Eles, os estudantes, foram verdadeiros protagonistas, resgatando a história do nosso Crato, com todo o encantamento da nossa cultura, da nossa floresta do Araripe, do nosso povo e das nossas tradições culturais’’. 

 Para o Presidente do Instituto AEGEA, Edison Carlos “esse livro vai ficar na história. Não é um livro que se encerra aqui. Ele vai servir de inspiração para muitos alunos, muitos professores que virão pela frente e que terão nesse livro um material didático e histórico para se inspirar e continuar registrando a história desses personagens, dos moradores, das lideranças, dessa cidade que a gente gosta tanto”. 

 Proporcionar aos estudantes a oportunidade de escreverem a história de sua cidade é também uma forma de fortalecer seus laços e identidade, convidando-os a se integrar e cuidar da cidade, do meio ambiente, como quem cuida da sua casa. De acordo com a Diretora-presidente da Ambiental Crato, Carolina Serafim, as histórias dos personagens, das pessoas e da cultura local ficarão imortalizadas para serem divulgadas para toda cidade, para o estado do Ceará, para o Brasil e para o mundo.  

 Experiência Inesquecível 

 No Crato, o projeto foi aplicado em quatro escolas públicas, com aproximadamente 400 alunos dos 6º ao 9º ano do Ensino Fundamental. As escolas contempladas foram a Dom Quintino, Estado da Paraíba, José do Vale Arraes Feitosa e Raimundo Nonato de Souza. 

 Para a estudante da Escola José do Vale, Helena Cristina Ales da Silva, o projeto foi de muito aprendizado e descobertas. “Foi uma experiência muito bacana para a escola, foram as quatro turmas de 6º ano que escreveram o livro, cada um contendo o seu próprio tema. A sala do 6º b ficou com o tema a praça Siqueira campos. Foi muito divertido, muito magnífico as nossas visitas, as conversas, as pesquisas que a gente teve, as entrevistas que fizemos na praça, a hora de escrever o livro a gente usou muito conhecimento”. 

 Sobre o Projeto 

 O Projeto Cidade da Gente já foi realizado em outras 35 cidades de norte a sul do Brasil, reunindo produções de estudantes da rede pública, além de também reunir trabalhos de professores, escritores e ilustradores de renome nacional. O projeto já foi vencedor do prêmio Retratos da Leitura 2019, promovido pelo Instituto Pró-Livro, que reconhece e premia ações que incentivam a leitura no país. 

 Os livros da coleção tendem a se tornar importantes referências de conhecimento para as cidades participantes, com linguagem acessível mesmo para quem não tem hábito de leitura e com a vantagem de trazer o ponto de vista das crianças locais. 

 Para garantir que o livro se perpetue nas escolas da rede pública de cada cidade, são distribuídos gratuitamente entre elas 2.600 exemplares de sua tiragem e oferecida uma formação aos professores para reunir ideias de uso em diferentes disciplinas, estimulando o uso pelas turmas ano a ano, em temas diversos, por muitas gerações. 

Fotos: Vandson Domingos

Universalização do saneamento pode gerar R$ 15 bilhões em ganhos socioeconômicos até 2040 para 25 cidades no Ceará

Postado por paintbox em 14/dez/2023 -

Os benefícios diretos e indiretos da universalização do saneamento básico devem gerar cerca de R$ 15 bilhões em ganhos socioeconômicos, entre 2023 e 2040, nos 25 municípios cearenses com atuação da Aegea, empresa líder em saneamento privado no Brasil e que opera no estado por meio da Ambiental Crato e Ambiental Ceará. Os dados foram obtidos com a pesquisa “Benefícios Econômicos da Expansão do Saneamento no Ceará”, realizada pelo Instituto Trata Brasil, em parceria com a Ex Ante Consultoria, e consideram a ampliação do acesso aos serviços de água tratada e de coleta e tratamento de esgoto.

Os resultados foram apresentados, na segunda-feira (4), durante o seminário Conexão Ambiental, realizado no cinema do Cariri Shopping, em Juazeiro do Norte. “Quando falamos em valorização ambiental para quem tem acesso ao serviço de coleta e tratamento de esgoto, estamos falando de mais oportunidade. Se você não tem acesso ao esgotamento sanitário, você não tem saúde, o acesso à educação é precário ou inexistente, face à evasão escolar, e isso te impede de ir além”, destacou a diretora-presidente da Ambiental Crato e diretora de Relações Institucionais da Ambiental Ceará com foco no Cariri, Carolina Serafim.

“A partir do momento que eu tenho uma criança que não deixa de ir para a escola por causa de problema de saúde associado à ausência de saneamento, temos um ganho enorme de saúde pública e formação educacional”, evidenciou a presidente do Instituto Trata Brasil, Luana Pretto. Segundo ela, para todo o Ceará, os ganhos socioeconômicos oriundos da ampliação do acesso à água tratada e à coleta e ao tratamento de esgoto devem somar R$ 36,8 bilhões até 2040 – dos quais, R$ 15,1 bilhões virão das 25 cidades cearenses atendidas pela Ambiental Crato e Ambiental Ceará.

Atuação da Aegea
Na cidade do Crato, a concessão dos serviços de coleta e tratamento de esgoto é operada pela Ambiental Crato desde 2022, com o objetivo de universalizar o sistema de esgotamento sanitário para 90% da população até 2033. No município, o abastecimento de água segue em responsabilidade da Sociedade Anônima de Água e Esgoto do Crato (Saaec).

“Quando iniciamos a operação, em agosto de 2022, a cidade possuía apenas 3% de esgoto coletado e tratado. Hoje, esse percentual já chegou a 25%, após os investimentos realizados e termos colocado em operação cinco Estações de Tratamento de Esgoto. Além disso, temos como missão hidrometrar toda cidade, bem como padronizar as ligações de água até 2025, garantindo, assim, um consumo consciente por parte de toda população, sempre com um olhar cuidado para as pessoas em situação de vulnerabilidade, afinal, saneamento é para todos”, explicou a diretora-presidente da Ambiental Crato, Carolina Serafim.

Em 24 municípios das regiões metropolitanas de Fortaleza e do Cariri, a universalização do esgotamento sanitário é responsabilidade da Ambiental Ceará, por meio de Parceria Público-Privada firmada com a Companhia de Água e Esgoto do Ceará (Cagece). A empresa vai garantir acesso à coleta e ao tratamento de esgoto para 90% da população dessas cidades até 2033, avançando para 95% em 2040.

A PPP contempla Fortaleza, Aquiraz, Caucaia, Cascavel, Chorozinho, Eusébio, Guaiúba, Horizonte, Itaitinga, Maracanaú, Maranguape, Pacajus, Pacatuba, Paracuru, Paraipaba, São Gonçalo do Amarante, São Luís do Curu, Trairi, Barbalha, Farias Brito, Juazeiro do Norte, Missão Velha, Nova Olinda e Santana do Cariri. Serão beneficiados 4,3 milhões de cearenses e investidos R$ 6,2 bilhões em obras.

“Por meio da nossa eficiência operacional, investimentos em infraestrutura e relacionamento com a população, vamos ampliar o sistema de esgotamento sanitário nessas 24 cidades, trazendo melhorias na saúde, mais condições de geração de emprego e renda, e vários outros benefícios que vão além do que costumamos associar ao esgotamento sanitário. O grande programa de combate à vulnerabilidade social tem que começar pelo básico, que é o saneamento”, destacou o diretor-presidente da Ambiental Ceará, André Facó. O abastecimento de água destas cidades segue como responsabilidade da Cagece.

Segundo a pesquisa do Instituto Trata Brasil, os R$ 15 bilhões previstos para essas 25 cidades, entre 2023 e 2040, correspondem a todos os ganhos que serão obtidos com benefícios diretos da ampliação e manutenção do saneamento básico, como a realização de obras e a operação do sistema; e as melhorias indiretas da universalização, a exemplo da redução com os custos em saúde e as rendas geradas com valorização imobiliária e atividades turísticas. Por ano, esses ganhos devem somar mais de R$ 892 milhões para as 25 cidades em questão.

Debate em sociedade
O evento também promoveu o diálogo sobre o papel da sociedade na universalização do esgotamento sanitário no Cariri. “Pelo encontro que tive aqui, com pessoas da área jurídica, operacional, fiscalização, o que ficou como lição é que saneamento rende um papo entre amigos, é tipo uma conversa que dá pra levar pra uma calçada e ter altos papos sobre o assunto. (…) E lembrar que nunca estamos falando só de saneamento, mas do menino que vai ter uma vida escolar melhor, da valorização do imóvel que as pessoas moram”, destacou o jornalista e escritor Xico Sá.

Além dele, participaram do debate o diretor-presidente da Ambiental Ceará, André Facó; a diretora-presidente da Ambiental Crato e diretora de relações institucionais da Ambiental Ceará com foco no Cariri , Carolina Serafim; o diretor de Gestão de Parcerias da Companhia de Água e Esgoto do Ceará (Cagece), Luciano Arruda; o diretor técnico da Sociedade Anônima de Água e Esgoto do Crato (Saaec), Orleam Rafael Novais de Alencar; e o diretor técnico da Agência Reguladora Intermunicipal de Saneamento do Estado do Ceará (Aris-CE), Cristiano Cardoso Gomes.

IMPACTOS POR ÁREA

Saúde
A ausência de coleta de esgoto traz problemas à saúde, com a incidência das doenças de veiculação hídrica e as enfermidades transmitidas por mosquitos. As doenças causadas pela falta de água tratada e ausência do sistema de coleta e tratamento de esgoto acarretam prejuízos financeiros, com despesas privadas e públicas de saúde; e também prejudicam o mercado de trabalho, com o afastamento das pessoas de suas atividades profissionais.

A universalização do acesso à coleta e ao tratamento de esgoto e da distribuição de água tratada, nas 25 cidades cearenses atendidas pela Aegea, deve reduzir em R$ 512 milhões os custos com saúde, entre 2023 e 2040. Esse montante equivale a mais de R$ 30 milhões por ano, economizados pela redução de despesas com internações por doenças de veiculação hídrica e doenças respiratórias; e também com a diminuição do custo associado a horas pagas e não trabalhadas por profissionais afastados devido a essas doenças.

Produtividade
Trabalhadores que residem em áreas sem saneamento básico têm a saúde mais precária e, com isso, acabam tendo um desempenho produtivo pior no mercado de trabalho e menos sucesso na carreira profissional. Isso acarreta, ainda, a diminuição da renda que eles podem obter.

Aqueles que moram em áreas com sistema de esgotamento sanitário têm salários, em média, 4,9% maiores do que os trabalhadores residindo em regiões sem esse tipo de serviço. Já o acesso à distribuição de água tratada está relacionado a remunerações 5% mais altas do que as pagas às pessoas sem esse serviço, segundo a pesquisa do Instituto Trata Brasil.

O impacto da universalização do saneamento no mercado de trabalho, considerando as 25 cidades atendidas pela Aegea, será expressivo: a previsão é de que o aumento da produtividade dos trabalhadores gere R$ 7,3 bilhões, entre 2023 e 2040, o que corresponde a um ganho anual de mais de R$ 434 milhões.

Valorização imobiliária
Uma residência construída em área com saneamento básico, e devidamente conectada à rede de distribuição de água tratada e ao sistema de coleta e tratamento de esgoto, tem o valor elevado em mais de 35%, em comparação com as que não são ligadas a esses sistemas, de acordo com os dados da pesquisa do Instituto Trata Brasil.

Nesse contexto, estima-se que o ganho para os proprietários de imóveis que alugam ou vivem em moradia própria, nas 25 cidades cearenses atendidas por operações da Aegea, será superior a R$ 879 milhões, entre 2023 e 2040. Por ano, o rendimento é estimado em R$ 51,7 milhões.

Turismo
A degradação ambiental causada pela falta de um sistema de coleta e tratamento de esgoto afasta os turistas, reduzindo as oportunidades de geração de negócios, emprego e renda nesse setor. Com a universalização do esgotamento sanitário, e a consequente despoluição de rios e córregos; e com a ampliação da oferta de água tratada, as atividades turísticas nas 25 cidades cearenses com operações da Aegea têm potencial de gerar R$ 1,5 bilhão, entre 2023 e 2040. Esse valor corresponde a R$ 91 milhões por ano.

Geração de renda
A expansão do saneamento resulta em investimentos na construção civil, que geram empregos diretos, indiretos e induzidos. Além das obras, a própria operação do sistema de saneamento gera emprego e renda. Os dados do Instituto Trata Brasil consideram, ainda, os impostos coletados a partir dessas atividades.

Nesse contexto, os benefícios diretos da universalização do saneamento básico nas 25 cidades cearenses com operações da Aegea devem somar R$ 19,3 bilhões, entre 2023 e 2040, o que equivale a um ganho de R$ 1,1 bilhão por ano.

Benefícios socioeconômicos
Entre 2023 e 2040, as 25 cidades cearenses em que a Aegea atua deverão somar, segundo o Instituto Trata Brasil, R$ 29,6 bilhões em benefícios, sendo R$ 19,3 bilhões de benefícios diretos (renda gerada pelo investimento e pelas atividades de saneamento e impostos sobre consumo e produção recolhidos) e cerca de R$ 10,3 bilhões devido à redução de perdas associadas às externalidades.

Os custos sociais no período devem somar R$ 14,5 bilhões. Assim, os benefícios devem exceder os custos em quase R$ 15,1 bilhões, indicando um balanço social bastante positivo. Essa relação indica que para cada R$ 1 investido em saneamento, as 25 cidades em questão devem ter ganhos sociais de R$ 3,4.

Benefícios pós-2040
O legado da universalização do saneamento básico, nas 25 cidades atendidas pela Aegea, calculado a partir de 2040, está estimado em R$ 861,7 milhões anuais em benefícios sociais. Esse montante considera os ganhos com benefícios diretos e a redução de perdas devido às externalidades, já descontado dos custos sociais associados ao setor.

Fotos: Vandson Domingos

Esgotamento Sanitário contribui para a preservação das nascentes e do Soldadinho do Araripe

Postado por paintbox em 24/nov/2023 -

O município do Crato tem dado um importante passo para saúde da população e preservação do meio ambiente ao investir em esgotamento sanitário, que representa uma etapa importante do saneamento básico. Em apenas um ano de atuação, a Ambiental Crato já avançou de 3% para 25% o índice de coleta e tratamento do esgoto, levando mais dignidade aos cratenses e contribuindo para a preservação da biodiversidade e proteção de espécies como o Soldadinho do Araripe, que está ameaçada de extinção.

Quanto cidade produtora de água, o Crato tem uma grande responsabilidade em devolver à natureza o esgoto tratado, pois a Chapada do Araripe é um divisor de águas com a bacia hidrográfica do São Francisco, suas nascentes compõem a bacia do rio Salgado, desaguam na bacia do Jaguaribe e assim chegam ao Castanhão contribuindo com o abastecimento da região metropolitana de Fortaleza.

O Presidente da SAAEC, José Yarley de Brito, destaca a responsabilidade do Crato com a saúde hídrica do estado “A poluição de uma bacia hidrográfica começa nos primeiros riachos, no nascedouro da água. E a água do esgoto se tiver metais pesados vai bater no mar prejudicando toda biodiversidade. Então o tratamento do esgoto tem que começar nas fontes. É esse o trabalho que a Ambiental Crato tem feito para garantir que teremos nossas águas limpas e devolvidas ao meio ambiente tratadas, sem nenhum maleficio a seu uso. Isso é fundamental para todas as instâncias de desenvolvimento, e de todas as questões que a gente tem de necessidade para manter o equilíbrio ambiental”, explica.

A Ambiental Crato atua desde 01 de agosto de 2022 como empresa responsável pelo serviço de esgotamento sanitário e atendimento comercial no município. Os avanços no saneamento elevaram o índice de 3% para 25% de esgoto coletado e tratado, contribuindo para mais saúde e qualidade de vida dos cratenses. “Nosso compromisso vai além das obras de saneamento. Trabalhamos em prol do desenvolvimento social e prospecção de bem-estar e qualidade de vida nas comunidades, com projetos sociais voltados para todos os públicos. Após um ano de atuação o Crato está tratando mais de 130 milhões de litros de esgoto por mês. Trazendo mais saúde, qualidade de vida, transformação e crescimento para nossa cidade e toda sua população”, afirma a Diretora-presidente da Ambiental Crato, Carolina Serafim.

Preservação do meio ambiente

O esgotamento sanitário contribui para a redução das doenças de veiculação hídrica e, consequentemente, para o aumento da expectativa e qualidade de vida da população, além de ser essencial para a preservação do meio ambiente. De acordo com o chefe do ICMBio no Cariri, Augusto Carlos de Alencar, “o impacto ambiental quando se devolve o esgoto sem tratamento, além de todas as doenças de veiculação hídricas inerentes a água suja, é impedir que toda uma população de peixes e crustáceos, que vivem nos rios, sobrevivam e façam parte do ciclo da natureza”.

“Nós somos uma zona produtora de água. Captamos a água e fazemos o tratamento para a utilização da população. E o que devolvemos para a bacia? Devolvemos uma água suja”, destaca Augusto, enfatizando que sem o tratamento de esgoto o próprio Soldadinho do Araripe tem sua reprodução prejudicada. “Essa é uma espécie criticamente ameaçada de extinção e por isso o saneamento é fundamental para sua preservação. Se começa a fazer a coleta nessas áreas mais próximas à encosta, o riacho volta a correr água limpa, possibilitando a criação de novos ambientes em que ele consiga se reproduzir, próximo a água limpa”.

Ambiental Crato em parceria com ONG Ecos de Esperança promovem dia das crianças no Alto da Penha

Postado por paintbox em 31/out/2023 -

Mais de 500 crianças do bairro Alto da Penha foram beneficiadas com uma festividade alusiva ao mês das crianças, no último sábado (21). A ação promovida pela Ambiental Crato, em parceria com a ONG Ecos de Esperança e a Escola Municipal Pastoral do Menor, possibilitou uma manhã recreativa, com gincanas, brinquedos infláveis, música, distribuição de guloseimas e lanches, e também uma peça de teatro educativa sobre o Ciclo do Saneamento.  

Além do público infantil, os pais e mães presentes tiveram acesso a prestação de serviços, incluindo massagem corporal, atendimento nutricional, atendimento da loja Ambiental Crato, corte de cabelo, maquiagem, orientação jurídica, aferição de pressão e orientação do CadÚnico. Todos esses serviços oferecidos em parceria com o SENAC, Cecape e Prefeitura Municipal do Crato.  

A alegria das crianças foi garantida pelo time de voluntários da Ambiental Crato, composto por 31 colaboradores, responsáveis pela organização, atividades recreativas e o teatro.  “Estamos comprometidos em movimentar vidas através do saneamento. Por meio do nosso braço social e equipe do programa Voluntariado, contribuímos para alegria e educação de mais de 500 crianças assistidas pela ONG Ecos de Esperança, que aprenderam a importância do saneamento básico e como funciona cada etapa do ciclo da água e esgoto”, destaca a Diretora-presidente da Ambiental Crato, Carolina Serafim.

Peça de Teatro

Durante o evento, a Ambiental Crato estreou a peça de teatro “Ana Cacimba e o Ciclo do Saneamento”, que apresenta de forma lúdica e educativa a história de uma menina que está em recuperação escolar e precisa desenvolver uma redação para passar de ano. O tema proposto pela professora é o ciclo do saneamento. Ao tentar relembrar sua aula de campo, onde visitou uma Estação de tratamento de Esgoto com o engenheiro da AEGEA, a criança é surpreendida pela visita dos personagens que compõem o ciclo do saneamento: a Água, o Esgoto, o Resíduo Sólido e a Chuva.

Ecos de Esperança

A Associação Ecos de Esperança do Cariri é uma organização sem fins lucrativos que acredita no poder transformador da educação. O trabalho é desenvolvido desde 2009 no bairro Alto da Penha, onde tem promovido importantes transformações na área da infância e da adolescência.  

A parceria com a Ambiental Crato acontece pelo segundo ano consecutivo, o que tem fortalecido o trabalho da instituição. “Poder contar com a parceria da Ambiental Crato é algo muito importante pois precisamos criar nas pessoas, principalmente nas crianças a necessidade de olhar para a água e o saneamento como algo importante, capaz de evitar doenças e contaminações”, informa o diretor da Ecos de Esperança Pe. Arileudo Machado.

CDL avalia o impacto das obras de saneamento da Ambiental Crato no centro da cidade

Postado por paintbox em 19/out/2023 -

Desde o mês de agosto, a Ambiental Crato está realizando obras para implantação de mais de 6 km de rede coletora de esgoto nas principais ruas do centro da cidade. Laércio Teles e José Lobo, Presidente e Diretor-financeiro da Câmara de Dirigentes Lojistas de Crato respectivamente, comentam sobre o impacto das obras no comércio da cidade.

De acordo com Laércio, as obras de esgotamento sanitário não têm causado grandes transtornos na área, mantendo a circulação dos veículos e dos clientes nas lojas. “A obra está sendo executada, o trânsito está fluindo normal, não há nenhum dano para o comércio. Uma obra que está trazendo benefícios para cidade, porque está tirando o esgoto da rua”.

Até o momento 3.400 metros da rede coletora de esgoto já foram executados e 469 ligações de esgoto foram feitas, beneficiando mais de 1600 pessoas. Além dos moradores do Centro, as obras também beneficiam outras áreas da cidade, como a Av. José Alves de Figueiredo (entorno do canal), já que o esgoto passará a ser coletado, tratado e devolvido de forma correta ao meio ambiente, sem poluir as águas do município.

“O que podemos observar é que no fim da tarde, a rua fica completamente finalizada e limpa. Todo esse serviço vai trazer melhorias para nós comerciantes”, pontua José Lobo em relação a eficiência e agilidade da Ambiental Crato na execução das obras. Prevista para ser concluída em dezembro, ao todo, a obra beneficiará 5.200 imóveis e impactará diretamente mais de 15 mil pessoas.

 “Essas obras de esgotamento sanitário trarão inúmeras vantagens para os comerciantes e clientela, principalmente para o setor gastronômico. Quando o esgoto deixa de correr a céu aberto, há grande redução de pragas como ratos e baratas e cai drasticamente o risco de a população ser acometida por doenças transmitidas através do esgoto. Resumindo, obras de saneamento são também intervenções em prol da saúde”, aponta Carolina Serafim, diretora-presidente da Ambiental Crato.

 Localização das obras: concluídas e em execução

Av. José Alves de Figueiredo        
Rua Padre Davi Moreira
Rua Cicero Araripe
Rua Major Evangelista Gonçalves
Rua Soriano Albuquerque
Rua Nossa Sra. Fátima
Rua Glicério Pinheiro
Rua 28 de dezembro
Rua Rui Barbosa
Rua Cel. Secundo
Rua Joao Bacurau
Rua Nossa Sra. Penha
Rua Araripe
Rua José Alencar
Rua Barbara Alencar
Rua José Carvalho
Rua Cel. Luiz Teixeira
Rua Santos Dumont
Rua Dr. Joao Pessoa
Rua Senador Pompeu
Rua Cursinho Belém
Rua Zacarias Gonçalves

PROSPERA: Ambiental Crato e Instituto Aegea beneficiam mais de 1500 cratenses com ação social

Postado por paintbox em 21/ago/2023 -

Com time de voluntariado e parceiros, foram realizados serviços de atendimento à população, saúde, orientação profissional, recreação infantil e assessoria jurídica.

Realizado por meio do Instituto Aegea, braço de iniciativas socioambientais do grupo Aegea, o projeto “Prospera – Um movimento pelo Cuidado com a Vida”, promoveu, no último sábado (19), mais de oito horas de ação social na Escola Municipal Liceu Diocesano de Artes e Ofícios do Crato, no bairro Seminário. A ação contou com a participação de 57 voluntários, que possibilitaram o atendimento de mais de 1500 pessoas beneficiadas com serviços de cuidado da saúde, educação, esporte, palestras orientativas e até capacitação para oportunidades de emprego, além do atendimento itinerante da Ambiental Crato. O Prospera teve como parceiros a Prefeitura Municipal do Crato, por meio da Secretaria de Educação, SAAEC, o Sistema SESI/SENAI, a empresa Marsh e a Uninassau.

Em comemoração ao 1º ano da Ambiental Crato, a concessionária da Aegea, líder no setor privado de saneamento no Brasil, realizou esta iniciativa que une voluntariado e responsabilidade social. “Esse é mais um presente da Ambiental Crato para a população cratense, já que estamos em nosso mês de aniversário de um ano da concessão. Neste período, já alcançamos muitos avanços para o saneamento da cidade por meio dos trabalhos e investimentos realizados aqui, passando de 3% para 23% de esgoto coletado e tratado. Após um ano de atuação o Crato está tratando mais de 130 milhões de litros de esgoto por mês. Trazendo mais saúde, qualidade de vida, transformação e crescimento para nossa cidade e toda sua população”, afirma a Diretora-presidente da Ambiental Crato, Carolina Serafim.

Para Edison Carlos, Presidente do Instituto Aegea, a iniciativa é um dos exemplos do compromisso da companhia em ir além das obrigações contratuais nos municípios onde atua. “O Prospera é uma ação que busca oportunizar o acesso a serviços importantes de forma mais ampla para as pessoas de comunidades vulneráveis. Crato é uma das cinco cidades que o grupo Aegea desenvolveu esse projeto piloto de ação social. Foi um verdadeiro sucesso o Prospera no município do Crato, onde tivemos a participação da comunidade, chegando a mais de 1500 atendimentos, além da presença das autoridades políticas locais. Espero que no ano que vem, a Ambiental Crato possa nos receber novamente para mais uma edição do Prospera”, destaca. O evento contou, ainda, com a presença do vice-prefeito do Crato, André Barreto, da Secretária de Educação, Germana Brito e das vereadoras Lourdes de Carlim e Tia Clea.

Impacto Social

O Prospera tem como foco o bem-estar e saúde da população, oferecendo exames gratuitos de glicemia, bioimpedância, aferição de pressão arterial, palestras orientativas. Além dos exames, o evento possibilitou a participação de profissionais de saúde com fornecimento de orientações e conscientização sobre cuidados preventivos e hábitos saudáveis. A educação também foi destaque no evento, com serviços voltados à empregabilidade de adultos e jovens, seja por meio de capacitação para aqueles que buscam aprimorar suas habilidades profissionais, ou orientações básicas para quem busca o primeiro emprego.

Segundo Jaine, moradora do bairro Seminário, o evento foi uma oportunidade de troca de conhecimento e recreação para seus filhos. “Eu trouxe meus filhos, que já participaram das brincadeiras. Sobre o evento, está sendo maravilhoso. Foi ótimo para a comunidade porque os pais podem trazer seus filhos para participar”, disse.

PROSPERA: Em ação social pioneira na região do Cariri, Ambiental Crato promove atividades gratuitas de bem-estar e saúde para os cratenses

Postado por paintbox em 15/ago/2023 -

Ação de responsabilidade social levará, gratuitamente à população, serviços comerciais de saúde, aconselhamento profissional, entre outros; com time de voluntariado da empresa e parceiros promovendo mais de 8h de ação.

Realizado por meio do Instituto Aegea, braço de iniciativas socioambientais do grupo Aegea, o projeto “Prospera – Um movimento pelo Cuidado com a Vida”, traz diversos serviços em benefício da população que vão desde cuidados com a saúde, educação, esporte, palestras orientativas e até capacitação para oportunidades de emprego. O evento será neste sábado, 19, na Escola Municipal Liceu Diocesano de Artes e Ofícios, das 08h às 17h. No Crato, o Prospera conta com a parceria do sistema SESI/SENAI, da empresa Marsh, Prefeitura Municipal do Crato, por meio da Secretaria de Educação, SAAEC e também da Uninassau.

Em comemoração ao 1º ano da Ambiental Crato, a concessionária foi presenteada pelo grupo Aegea, líder no setor privado de saneamento no Brasil e ao qual faz parte, com essa iniciativa que une voluntariado e responsabilidade social. De acordo com a Diretora-presidente da Ambiental Crato, Carolina Serafim, “a população está convidada a participar do evento e aproveitar as oportunidades e serviços que serão oferecidos gratuitamente, visando a conscientização, capacitação e contribuição da melhoria do índice de desenvolvimento humano da cidade – IDH. Neste primeiro ano de atuação da Ambiental Crato já alcançamos avanço expressivo no saneamento, a cidade passou de 3% para 23% de coleta e tratamento de esgoto e isso significa mais dignidade, saúde e qualidade de vida para população cratense. E, como nosso cuidado vai além, estamos trazendo o Prospera, mais uma ação social que beneficiará a população cratense”, afirma.

Para Edison Carlos, Presidente do Instituto Aegea, a iniciativa é um dos exemplos do compromisso da companhia em ir além das obrigações contratuais nos municípios onde atua. “É característica da Aegea e do Instituto Aegea buscar ações que ajudem a melhorar os índices de saúde, educação e renda (o IDH) das cidades onde estamos. Buscamos construir um futuro mais inclusivo e promissor, promovendo uma verdadeira jornada de transformação social. A criação do Prospera é um exemplo significativo deste compromisso”, destaca.

O Prospera é uma ação que busca oportunizar o acesso a serviços importantes de forma mais ampla para as pessoas de comunidades vulneráveis. “Inicialmente lançaremos o Prospera em cinco cidades, mas em breve o projeto chegará a muitas mais. Será uma união de esforços, da empresa, parceiros, voluntários e sociedade, numa corrente de solidariedade que fará reverberar o movimento, como quando uma gota cai na água”, afirma Edison Carlos, destacando que outras quatro cidades também serão beneficiadas com a ação, sendo elas: Barra do Garças (MT), Campo Grande (MS), Manaus (AM) e São Francisco do Sul (SC).

Serviços para todos os públicos

O Prospera tem como foco o bem-estar e saúde da população, oferecendo exames gratuitos de glicemia, bioimpedância, aferição de pressão arterial, palestras orientativas. Além dos exames, profissionais de saúde estarão presentes para fornecer orientações e conscientização sobre cuidados preventivos e hábitos saudáveis. A educação é outra temática com ênfase no projeto, que também promoverá ações voltadas a aumentar a empregabilidade de adultos e jovens, seja por meio de capacitação para aqueles que buscam aprimorar suas habilidades profissionais, ou orientações básicas para quem busca o primeiro emprego.

Faça sua Inscrição

Os Workshops estão com inscrições abertas até a próxima sexta-feira, 18, com as seguintes temáticas: Alimentação Saudável; Introdução ao Marketing Digital para o empreendedor; Marketing Pessoal na Era Digital; Excelência no Atendimento ao Cliente; Como Preparar seu Currículo e Dicas para se sair bem na Entrevista de Emprego.

Mini curso: Marketing Digital para o Empreendedor

Mini curso: Alimentação Saudável

Mini curso: Excelência no atendimento ao cliente

Mini curso: Marketing Pessoal na Era Digital

Mini curso: Como Preparar seu Currículo e Dicas para se sair bem na Entrevista de Emprego

Serviço

O que: Ação Social – “Prospera”
Crato (CE)
Local: Endereço: EEIEF – Liceu Diocesano – Rua Duarte Júnior, S/N – Seminário, Crato.
Horário: das 8h às 17h (Horário de Brasília)
Data: 19 de agosto