Arquivo do Autor

Inscrições para o 1º Prêmio Jornalismo Ambiental do Ceará são prorrogadas

Postado por paintbox em 25/nov/2024 -

Os trabalhos podem ser submetidos até o dia 15 de dezembro. Ao todo, serão R$ 100 mil em prêmios para profissionais das regiões metropolitanas de Fortaleza e do Cariri.

A Ambiental Crato e a Ambiental Ceará prorrogaram o período de inscrições para o 1º Prêmio Jornalismo Ambiental do Ceará. Agora, os profissionais podem inscrever trabalhos até as 23h59 do dia 15 de dezembro. O período de veiculação dos materiais também foi estendido para a mesma data.

Com o tema “Avanços e desafios da universalização do esgotamento sanitário, do Cariri ao Litoral”, a premiação busca reconhecer e valorizar reportagens jornalísticas que abordem temas relacionados ao esgotamento sanitário. O concurso entregará, ao todo, R$100 mil para profissionais de comunicação das regiões metropolitanas de Fortaleza e do Cariri.

Os interessados em participar podem se inscrever pelo site do prêmio no endereço www.premioambientalce.com.br, onde também é possível consultar o regulamento. Podem concorrer materiais veiculados entre 1º de janeiro de 2024 e 15 de dezembro de 2024.

Categorias e valores

Para participar, os profissionais podem submeter reportagens nas categorias texto, áudio, telejornalismo, fotojornalismo e repórter cinematográfico, sendo que as três primeiras categorias terão premiações tanto para os vencedores da Região Metropolitana de Fortaleza quanto para a Região Metropolitana do Cariri. Serão premiados três trabalhos por categoria.

O primeiro colocado será contemplado com o valor de R$ 5.500, enquanto o segundo e o terceiro colocados serão beneficiados com R$ 3.500 e R$ 2.500, respectivamente. Além das premiações regulares, o 1º Prêmio Jornalismo Ambiental entregará o “Grande Prêmio de Jornalismo Ambiental”, no valor de R$ 5.000, para a reportagem que obtiver a maior pontuação geral entre todas as categorias.

Nas três primeiras categorias, haverá premiação tanto para os profissionais Região Metropolitana de Fortaleza quanto para a Região Metropolitana do Cariri. A Comissão Organizadora contemplará, também, um comunicador local de cada uma das regiões com a premiação de Menção Honrosa, no valor de R$1.500.

Prospera: ação social realizada pela Ambiental Crato oferece serviços de saúde e bem-estar gratuitos para os cratenses

Postado por paintbox em 08/nov/2024 -

Em parceria com instituições do Cariri, serão oferecidos serviços gratuitos de saúde, educação ambiental, atrações culturais, atividades de entretenimento entre outras ações na Escola Estado da Bahia.


A Ambiental Crato, por meio do Instituto Aegea, realiza o “Prospera – Um movimento pelo cuidado com a vida”, ação social e voluntária com diversos serviços em benefício da população. A ação vai beneficiar milhares de pessoas de 15 municípios brasileiros, com atuação da Aegea – empresa controladora da Ambiental Crato e referência em saneamento privado no país. No Crato, a ação será realizada a partir das 08h, deste sábado (09), na EEMTI Estado da Bahia.

O Prospera reunirá cerca de 80 voluntários, entre colaboradores da Ambiental Crato e parceiros. Nesta edição do Prospera, a Ambiental Crato conta com o apoio da Prefeitura Municipal do Crato, SAAEC, Secretaria de Assistência Social, Secretaria de Meio Ambienta, Corpo de Bombeiros, HEMOCE, SINE/IDT, SESI e UNINASSAU.

Serviços Oferecidos
  • Atendimento da Ambiental Crato;
  • Oficina de Manutenção Residencial;
  • Oficina de Mecânica para mulheres;
  • Oficina de Brinquedos Reciclados;
  • Jogos e Gincanas;
  • Pintura Facial;
  • Mascotes;
  • Ciclo do Saneamento;
  • Curso de Primeiros Socorros;
  • Doação de Medula óssea e cadastramento de doadores de sangue;
  • Bombinhas de semente;
  • Oficina de Empregabilidade e cadastro de currículo;
  • Emissão do cartão do passe livre dos PCDs e dos Idosos, orientações sociais do CRAS;
  • Distribuição de Mudas de planta;
  • Exame PSA;
  • Gincana recreativa com as crianças;
  • Aferição de pressão e verificação de glicemia;
  • Atendimento odontológico;
  • Atendimento nutricional;
– Massoterapia

Sobre o Prospera

A ação faz parte de um conjunto de iniciativas dos pilares da Sustentabilidade e ESG que a Aegea e suas concessionárias desenvolvem por todo o país, visando gerar prosperidade compartilhada nos territórios. O sistema Sesi/SenaiI será o parceiro da Aegea nas cidades onde ocorrem as ações.

Neste ano, a ação social acontecerá nas cidades de Manaus (AM), Barcarena (PA), Crato (CE), Horizonte (CE), Cariacica (ES), Campo Grande (MS), Sorriso (MT), Primavera do Leste (MT), Teresina (PI), Timon (MA), Búzios (RJ), Camboriú (SC), São Francisco do Sul (SC), Piracicaba (SP) e Canoas (RS). Os colaboradores da Companhia participarão da iniciativa por meio do Programa de Voluntariado da Aegea.

“Estamos muito felizes em anunciar a segunda edição do Prospera, essa iniciativa que é um dos exemplos de como a Aegea vai além de suas obrigações contratuais nos municípios onde opera e que está alinhada à nossa estratégia de investimento social, que tem como pilares saúde, educação e renda (IDH). Por meio desta ação nacional levamos serviços sociais importantes para as pessoas de comunidades mais vulneráveis, que muitas vezes têm dificuldade de acesso. Além de contar com parceiros estratégicos, mobilizamos centenas de colaboradores voluntários através do nosso Programa de Voluntariado, garantindo o sucesso da iniciativa. Também nos empenhamos em estabelecer parcerias nacionais e locais, fundamentais para a execução dos serviços e para ampliar o alcance das ações”, comenta Édison Carlos, presidente do Instituto Aegea.

Presente em mais de 500 municípios em 15 estados, a Aegea, com 14 anos de trajetória, beneficia mais de 31 milhões de pessoas de Norte a Sul do Brasil. A Companhia é comprometida com o alinhamento de ações que impactam no desenvolvimento sociocultural, oferecendo serviços de qualidade e promovendo o bem-estar das comunidades onde atua.
“A Ambiental Crato tem, no Prospera, mais um momento de interação e relacionamento com a população. O Prospera é um momento em que voluntários e parceiros se reúnem na promoção de serviços gratuitos dedicados ao cuidado com a saúde e bem-estar! Esperamos que todos possam estar conosco. Como diz nosso propósito: ‘Nossa Natureza Movimenta a Vida’. Este é o intuito do Prospera”, acrescenta a diretora de Relações Institucionais da Ambiental Crato, Águeda Muniz.

Mais de 5,5 mil beneficiados em 2023

Em 2023, na 1ª edição da iniciativa, mais de 300 colaboradores voluntários participaram da ação social que ofereceu serviços para mais de 5,5 mil pessoas em cinco municípios: Barra do Garças (MT), Campo Grande (MS), Crato (CE), Manaus (AM) e São Francisco do Sul (SC).
O Programa de Voluntariado da Aegea fomenta ações sociais lideradas pelos colaboradores da Companhia de maneira estratégia, estruturada e sistematizada, contribuindo para que o trabalho voluntário e a empatia sejam valores da empresa. Mais informações sobre o Prospera 2023: https://institutoaegea.com.br/atividades/prospera/

SERVIÇO

Ação Social – “Prospera – Um movimento pelo cuidado com a vida”
Data: Sábado, 09 de novembro.
Horário: 8h às 13h.
Local: Escola Estado da Bahia.

Programa Voluntariado celebra o Dia das Crianças em instituição do bairro São Miguel

Postado por paintbox em 28/out/2024 -

No mês alusivo ao Dia das Crianças, a Ambiental Crato promoveu uma ação voluntária na Sociedade Pró Melhoramento do Bairro São Miguel, com foco no público infantil atendido pela instituição. O evento foi realizado no último sábado (26) e contou com a participação de aproximadamente 100 crianças, mães e associados da instituição comunitária.

Jogos educativos, brincadeiras e distribuição de guloseimas fizeram a alegria das crianças presentes. A ação foi realizada pelo programa Voluntariado da Ambiental Crato, que tem como principal norte a contribuição social e responsável aos espaços comunitários, ajudando a resgatar a autoestima da população e melhorando aspectos sociais, ambientais e coletivos.

A Sociedade de Pró Melhoramento do Bairro São Miguel é uma instituição sem fins lucrativos que busca contribuir, mediante atividades sociais, para o desenvolvimento de famílias, crianças, jovens e adolescentes. Para Miguel Machado, presidente da instituição, a parceria com a Ambiental Crato acontece num momento de retomada das atividades sociais na comunidade. “A Ambiental Crato está desenvolvendo um trabalho muito bonito aqui na associação. Ganhamos como presente esta atividade, e fomos surpreendidos com outros presentes, como uma calçada, além de estante e livros. Estamos imensamente felizes com essa parceria”, afirma.

Além da programação infantil, os voluntários construíram uma calçada de alvenaria com rampa de acessibilidade na sede da instituição. “Estamos desenvolvendo esse trabalho através do programa Voluntariado, feito pelos profissionais Além da Conta da Ambiental Crato, que disponibilizaram do seu tempo, sua solidariedade para ajudar a esta instituição. O que presenciamos aqui é uma manhã de alegria para as crianças do bairro e também a contribuição com a acessibilidade para a sede da instituição”, comenta o gerente da Ambiental Crato, Tadeu Bezerra.

Água de A a Z: exposição interativa nos convida a refletir sobre meio ambiente e recursos hídricos

Postado por paintbox em 20/ago/2024 -

A exposição interativa Água de A a Z está sendo apresentada no Cariri Shopping até o próximo dia 04 de setembro. Gratuita e aberta a toda a população, a exposição aborda as mais diversas representações da água nos âmbitos artísticos, científicos e culturais.

Apresentar a água em seus diversos estados, sua disponibilidade e as ameaças que os recursos hídricos passam com as mudanças climáticas, são alguns dos pontos destacados na exposição Água de A a Z. Com painéis interativos que nos convidam a refletir sobre a importância da preservação e sustentabilidade da água, a exposição fica em cartaz até o dia 04 de setembro, no Cariri Shopping.

A exposição foi criada pela Arquiprom e pela Tomara! Educação e Cultura, e conta com o patrocínio da Ambiental Crato, através da Lei de Incentivo à Cultura do Ministério da Cultura do Governo Federal. Uma programação cultural paralela, com realização de oficinas conectadas ao tema da água fazem parte desta ação cultural. Todo sábado, um proponente da região da Cariri ministra oficinas focadas em sustentabilidade e preservação ambiental.

De acordo com o gerente da Ambiental Crato, Tadeu Bezerra, a região do Cariri está tendo a oportunidade de conhecer a exposição itinerante que trabalha uma temática fundamental para a vida. “A Ambiental Crato está proporcionando mais uma ação de responsabilidade social, com foco na educação ambiental e preservação do meio ambiente, com a exposição Água de A a Z. Vale destacar que o esgotamento sanitário tem benefício direto na preservação e no cuidado com o nosso bem mais precioso, que é a água”, destaca.

Água de A a Z

Como o nome sugere, a exposição é guiada por temas em ordem alfabética. Na letra A, de água, haverá uma fonte saudando os visitantes. Na letra Z, de Zona de ação, o visitante será convidado a deixar sua marca em um painel colaborativo, registrando uma ação que pode fazer em seu dia a dia para o cuidado e preservação das águas. O visitante poderá, ainda, fluir pelos temas de outras maneiras, sugeridas pelas cores dos eixos temáticos: Consciência, Cultura, Poder e Fartura das águas. Como explica Silvia Landa, da Arquiprom, “o visitante pode percorrê-la seguindo a ordem alfabética, seguindo as cores ou mesmo caminhar livremente. Os conteúdos das letras se relacionam, mas elas podem ser vivenciadas de maneira independente”.

Mas, não espere ficar apenas como espectador/a de conteúdos. A exposição Água de A a Z também inclui um jogo para convidar todos e todas a entrarem na zona de ação e se tornarem Defensores das Águas. O jogo lúdico-didático foi idealizado com uma caça ao tesouro em que o objetivo é oferecer um espaço interativo e criativo a todos, especialmente a visitas agendadas de grupos de estudantes. “Na chegada, as turmas de estudantes serão acolhidas e divididas em 4 grupos. Cada grupo vai vivenciar 1 percurso e passar por algumas fases até encontrar 1 artefato. Os artefatos representam diferentes poderes: a consciência, a cultura, a fartura e o poder das águas, os mesmos eixos que norteiam os conteúdos. A união desses poderes confere aos participantes a qualidade de Defensores das Águas”, conta Clara Azevedo, da Tomara!.

Serviço
Exposição Gratuita – Água de A a Z
Até 04 de setembro.
De segunda a sexta, das 10h às 18h e aos sábados e domingos, das 14h às 18h.
Cariri Shopping – Av. Padre Cícero, 2555 Triangulo, Juazeiro do Norte

Em 2 anos, Ambiental Crato ampliou o serviço de esgotamento sanitário, gerou centenas de empregos e promoveu ações sociais

Postado por paintbox em 02/ago/2024 -

A cidade de Crato saltou de 3% para 25% da população beneficiada com o serviço de coleta e tratamento de esgoto. Avanço que se refletiu também em emprego e renda no município.

A Ambiental Crato completa dois anos de atuação, nesta quinta-feira (01), celebrando avanços rumo à universalização do esgotamento sanitário, meta estabelecida pelo Novo Marco Legal do Saneamento, que prevê 90% da população com acesso à coleta e ao tratamento de esgoto até 2023. Desde o início das operações da empresa, em agosto de 2022, a concessionária de saneamento tem ampliado a cobertura de esgotamento sanitário no Crato, passando de 3% para 25% da cidade beneficiada com o serviço. Atualmente, aproximadamente 130 milhões de litros de esgoto são tratados por mês e deixam de poluir os corpos hídricos do município.

O acelerado crescimento de domicílios atendidos com o serviço de esgotamento sanitário foi resultado direto de obras e melhorias realizadas pela Ambiental Crato na infraestrutura do serviço de esgoto e demandas comerciais de água. Até o momento, foram revitalizados 120 km de rede de esgoto e ampliados mais de 4,2 km. Hoje, 75% da cidade do Crato está hidrometrada, percentual que reflete diretamente no consumo consciente, contribuindo para melhorar a distribuição da água do município. Além dessas intervenções, a empresa já revitalizou cinco Estações de Tratamento de Esgoto (ETEs), que funcionam 24 horas de forma autônoma, todos os dias da semana.

“Durante esses 2 anos, o nosso trabalho tem gerado mudanças sociais positivas, proporcionando mais saúde e qualidade de vida aos cratenses”, afirma o gerente da Ambiental Crato, Tadeu Bezerra. Segundo ele, a cobertura de esgotamento sanitário terá um salto ainda maior nos próximos 36 meses, com aportes financeiros consideráveis destinados à expansão do serviço. “Com a ampliação da cobertura de esgotamento sanitário e os investimentos que estão previstos para os próximos 3 anos, conseguiremos garantir que o saneamento chegue a mais pessoas”, conclui.

Agentes da Dignidade

Ao implantar o serviço de esgotamento sanitário na cidade, a economia local foi beneficiada com geração de empregos diretos e indiretos, além da contratação de fornecedores cratenses para prestação de serviços diversos. Hoje, a Ambiental Crato conta com 98 colaboradores diretos e 99 terceirizados. Ao todo, mais de 90% desse público é composto por cidadãos cratenses, que ajudam a movimentar a renda da cidade.

“Sou muito feliz por saber que o meu trabalho impacta na vida da população. Vi o quanto o saneamento já melhorou a cidade do Crato. Falo também como cliente não só como colaboradora, pois no bairro onde eu moro, várias ruas receberam o saneamento, inclusive em frente à minha casa, que o esgoto era a céu aberto, hoje ele já é tratado na ETE Seminário”, aponta Regina Célia, analista administrativo da Ambiental Crato.

Whandyonor de Oliveira, líder de serviços da Ambiental Crato, é outro colaborador, natural do município, que ver no serviço de esgotamento sanitário um propósito de vida. “Uma das coisas que me motiva trabalhar na Ambiental Crato é acreditar nesse projeto que vai melhorar a vida das pessoas”, certifica. Na empresa desde os primeiros meses de operação, ele projeta no trabalho de saneamento a concretização de um sonho de criança. “Um sonho de criança é conseguir ver o Rio Granjeiro limpo novamente. E agora eu tenho a chance de fazer parte desse projeto. Que no futuro meus filhos e meus netos poderão ver esse rio correndo só a água da chuva e não mais sendo poluído pelos esgotos”, projeta.

Responsabilidade Social

Ao longo desses 2 anos, a Ambiental Crato implantou e fortaleceu o pilar de responsabilidade social da empresa garantindo que o serviço de esgotamento sanitário fosse acessível para todos, promovendo projetos de educação socioambiental e relacionamento com públicos variados de diferentes comunidades do município.

A Tarifa Social, benefício que concede desconto na fatura de água e esgoto para famílias em vulnerabilidade social, foi ampliada em mais de 170%, desde agosto de 2022, quando a empresa assumiu a operação de esgotamento sanitário e serviços comerciais de água e esgoto do município. Hoje, 5.897 imóveis são beneficiados pelo programa, proporcionando dignidade, saúde e qualidade de vida para a população em situação de vulnerabilidade socioeconômica.

Com o programa Afluentes, foram mapeadas 79 lideranças comunitárias, que apoiaram e apoiam a execução dos serviços da empresa, atuando voluntariamente na disseminação de informações sobre os benefícios do esgotamento sanitário e na organização de demandas coletivas da população.

Através do projeto Voluntariado, colaboradores da concessionária doaram seu tempo para realizar melhorias estruturais em ONGs, associações de bairros e instituições de apoio social à comunidade. O diálogo com os cratenses foi ampliando também por meio do programa Portas Abertas, que oportunizou visitas guiadas de centenas de pessoas, incluindo estudantes de escolas públicas, às ETEs, para conhecer como é realizado o tratamento de esgoto e entender como esse trabalho contribui para a preservação do meio ambiente local.

“Nosso objetivo é aproximar a população e dialogar com as lideranças comunitárias e poder público, pois o saneamento deve se desenvolver de forma integrativa com todos esses agentes. Só assim conseguiremos universalizar o esgotamento sanitário e contribuir para o desenvolvimento sustentável e ambiental do Crato’’, afirma Águeda Muniz, que integra a diretoria à frente da Ambiental Crato.

Próximos passos

Até 2033, 90% da população residente na área urbana do Crato e nos distritos de Dom Quintino e Ponta da Serra terão sistema de coleta e tratamento de esgoto, atingindo a meta estabelecida pelo Novo Marco legal do Saneamento.

Nos próximos 3 anos, o Crato passará de 50% da população atendida com o serviço de esgotamento sanitário. Para tanto, será iniciada a Obra da Estação de Tratamento de Esgoto Grangeiro, a maior do município, além de novas extensões de esgoto e a implementação de tecnologias, como o Centro de Operações Integradas (COI), que está em fase final de teste e permite o acompanhamento em tempo real das ETEs.

A Ambiental Crato também manterá as ações sociais vigentes e lançará novas, como a formação da segunda turma do projeto Jovens Pioneiros, iniciativa de tutoria de estudantes do Ensino Médio para o desenvolvimento de projetos na área de saneamento, a execução do Saúde Nota 10, que promove momentos formativos sobre educação ambiental com professores e alunos, além de outros.

Ao longo dos 35 anos de contratos, para universalizar o serviço de esgotamento sanitário, promovendo saúde e bem-estar, emprego e renda e realizar ações socioambientais, serão investidos aproximadamente R$ 250 milhões no Crato, o que possibilitará que toda a população da cidade seja beneficiada pelo serviço.

1 milhão de litros de esgoto foram coletados e tratados durante a Expocrato

Postado por paintbox em 24/jul/2024 -

A Ambiental Crato esteve presente na Expocrato 2024 com ações ambientais e educativas, realizando, pela primeira vez na história do evento, a coleta e o tratamento de todo o esgoto produzido nos nove dias do evento. Além disso, a empresa pode interagir com o público da maior feira agropecuária do Norte e Nordeste, explicando como funciona o sistema de esgotamento sanitário e a importância do serviço para a saúde e o meio ambiente.

Durante os nove dias de Expocrato a Ambiental Crato realizou, de forma pioneira, a coleta e tratamento de aproximadamente um milhão de litros de esgoto, produzidos na feira e no festival musical que aconteceram simultaneamente. “Realizamos a limpeza dos mais de 500 banheiros químicos espalhados no parque, onde foi feita a coleta do esgoto gerado e direcionamos para a ETE Seminário. E ainda atuamos com a equipe de responsabilidade social, conscientizando sobre os riscos do descarte de lixo e óleo na rede de esgoto, que podem provocar problemas na rede de esgoto e a poluição das nossas águas”, destaca o Gerente da Ambiental Crato, Tadeu Bezerra.

O permissionário Nerivaldo Morais, dono da barraca Maravia, trabalha há 20 anos no inferninho da Expocrato e conta o que mudou após a instalação da rede aérea no Riacho da Matinha, no ano de 2023. “Antes era muito dificultoso da gente trabalhar aqui, porque não tinha para onde o esgoto escoar, ficando verdadeiras poças d’água, e o pessoal pisava nessa lama. Mas desde o ano passado, com o saneamento chegando aqui para nós, melhorou muito”, concluiu.

Educação Ambiental

Além do serviço de esgotamento sanitário, A Ambiental Crato promoveu um espaço para educação ambiental e relacionamento com o público, localizado na entrada do Parque de Exposição Pedro Felício Cavalcante, durante todos os dias. Logo na entrada, os carismáticos mascotes representando as redes de Água, Esgoto e Drenagem, recepcionavam o público da feira. E quem entrou no espaço pôde conhecer como funciona o sistema de esgotamento sanitário, participar de jogos educativos e entender um funcionamento de uma Estação de Tratamento de Esgoto através de maquetes. Além de um espaço de explicação sobre as responsabilidades das duas empresas que atuam nos serviços de água e esgoto na cidade: Sociedade Anônima de Água e Esgoto do Crato (SAAEC) e Ambiental Crato.

A aposentada Francisca Gonçalves disse que essa foi uma oportunidade de aprender sobre como funciona esse serviço, no município. “Eu moro em São Paulo, mas todos os anos passo uma temporada no Crato, onde tenho uma casa e venho para visitar familiares. Espero que o Crato alcance esse índice do marco legal e que tenhamos acesso ao tratamento do esgoto em toda a cidade”, afirma.

Evolução do serviço de esgotamento sanitário

Criada em agosto de 2022, em pouco mais de um ano de atuação, a Ambiental Crato elevou de 3% para 25% o índice de coleta e tratamento de esgoto do Crato. Com a revitalização de cinco Estações de Tratamento de Esgoto (ETEs), atualmente a cidade conta com o tratamento de 130 milhões de litros de esgoto por mês, que deixam de contaminar os rios e córregos do município.

Expocrato 2024 tem 100% de seu esgoto coletado e tratado

Postado por paintbox em 17/jul/2024 -

A ação está sendo realizada pela Ambiental Crato, que estima que mais de 1,7 milhão de litros de esgoto produzidos durante o evento deixarão de poluir a natureza.

Em 2024, a Expocrato celebra seus 80 anos e, pela primeira vez na sua história, todo o esgoto produzido no evento está sendo coletado e tratado para ter sua destinação correta. A Ambiental Crato, empresa responsável pelo serviço de esgotamento sanitário e atendimento comercial da cidade, é quem promove a ação e estima que durante os nove dias do evento serão coletados mais de 1,7 milhão de litros de esgoto. Para apresentar os avanços do esgotamento sanitário no município, a empresa está com estande na Expocrato, entre os dias 14 e 21 de julho, o espaço conta com maquetes sobre o sistema de tratamento de esgoto e jogos educativos.

A Ambiental Crato, empresa do grupo Aegea Saneamento que é líder do setor no Brasil, está na cidade desde agosto de 2022. Em pouco mais de um ano de atuação, a empresa elevou de 3% para 25% o índice de coleta e tratamento de esgoto do Crato. Com a revitalização de cinco Estações de Tratamento de Esgoto (ETEs), o Crato hoje conta com o tratamento de 130 milhões de litros de esgoto por mês, que deixam de contaminar os rios e córregos do município.

Esgotamento sanitário

Nesta edição da Expocrato, a Ambiental Crato está garantindo a limpeza e o esgotamento sanitário de 500 banheiros da área de show, limpeza das fossas que recebem o esgoto de mais de 80 banheiros da feira, além da rede aérea de esgotamento sanitário, instalada no riacho da Matinha, em 2023, para garantir que todos os permissionários tenham esgotamento sanitário no parque. Após coletado, o esgoto é levado para a ETE Seminário, onde passa por todo o tratamento necessário para estar em condição de voltar à natureza.

O Gerente da Ambiental Crato, Tadeu Bezerra, explica que a ação garante mais segurança e saúde para os permissionários e visitantes da Expocrato. “Promover a dignidade através do esgotamento sanitário é o objetivo deste trabalho. Pela primeira vez em sua história, a Expocrato está tratando 100% do esgoto produzido no evento, desde a feira até a área de shows. Com esse trabalho mais de 1 milhão e 700 mil litros de esgoto deixam de ser descartados de forma incorreta. Esse trabalho complementa as ações ambientais de proteção e recuperação do riacho da Matinha, iniciadas com a instalação da ETE Pantanal, que trata mais de 15 milhões de litros de esgoto, por mês, dos bairros Ossian Araripe, Pantanal e Mutirão”, destaca.

A Ambiental Crato está com estande na Expocrato entre os dias 14 e 21 de julho. No espaço, estão sendo promovidas ações educativas para todos os públicos, com maquetes representando o sistema de esgotamento sanitário, os prejuízos do descarte incorreto de resíduos nas redes de esgoto, e também a representação de uma Estação de Tratamento de Esgoto (ETE), com exemplificação dos imóveis ligados à rede.

Serviço

Estande da Ambiental Crato na 71ª ExpoCrato
De 14 a 21 de julho, das 9h às 21h
Área da feira agropecuária no Parque de Exposições Pedro Felício Cavalcanti
Entrada gratuita

Crato já conta com 624 estabelecimentos comerciais ligados à rede de esgotamento sanitário

Postado por paintbox em 27/jun/2024 -

Somente no mês de maio, 374 estabelecimentos comerciais foram ligados à rede de coleta e tratamento de esgoto.

A Ambiental Crato trabalha para garantir o serviço de esgotamento sanitário para todos. A empresa está empenhada, entre outros serviços, em retirar o despejo irregular de esgoto do canal do Rio Granjeiro, para que em breve o rio possa estar limpo e respirando melhor. Desde que iniciou suas operações, a empresa já beneficiou mais de 35 mil pessoas com o serviço de esgotamento sanitário, o que gera mais saúde para a população e desenvolvimento para o Crato.

No centro da cidade, já são 624 estabelecimentos comerciais que contam com o serviço de esgotamento sanitário, destes, 374 foram ligados à rede de esgoto somente no mês de maio deste ano. Esse número foi alcançado devido a implantação de mais de 1.240 metros de rede coletora de esgoto no bairro. Todo esse esgoto deixa de ser lançado no canal do Rio Granjeiro e passa a ser tratado na Estação de Tratamento de Esgoto (ETE) Seminário.

O diretor da CDL Crato, José Lobo, comenta o impacto positivo do esgotamento sanitário para a economia local. “É importante vermos que a cidade está preocupada com uma área tão relevante para sociedade como é o saneamento. Não é só questão de tirar o esgoto das ruas. É cuidar do ambiente que vivemos, promover saúde para as pessoas. Enquanto empresário, sei do potencial do Crato para o turismo e de como essa área pode desenvolver a nossa cidade. As pessoas não querem visitar um lugar sujo, com mal cheiro ou mesmo poluído. Se a nossa riqueza é a natureza, temos que cuidar dela em todos os sentidos”, afirma.

Benefícios para a saúde

A engenheira Ambiental e Sanitarista, Letícia Lacerda, mestre em Engenharia Civil com pesquisas focadas em saneamento básico, atesta a importância destes serviços para a saúde da população. “Sanear significa tornar limpo. Então tudo isso está associado à nossa saúde, nos protegendo de doenças como diarreia, hepatite, e as hementiases, que são as doenças transmitidas pelos vermes parasitas”, explica a pesquisadora que também é coordenadora de Sustentabilidade Ambiental no IFCE Campus Sobral.

Evolução do Esgotamento Sanitário

Hoje, Crato tem 25% de cobertura de esgoto, que é coletado e tratado nas 5 ETEs em funcionamento no município, que tratam 130 milhões de litros de esgoto por mês. Todo este efluente passa por um minucioso processo de tratamento que garante seu retorno à natureza livre de contaminações e dentro dos padrões estabelecidos pelos órgãos ambientais.

Em 2024, a meta da Ambiental Crato é saltar para 33% de esgoto coletado e tratado, o que será possível com a implantação da ETE Granjeiro. “Essas obras de coleta e tratamento de esgoto trazem inúmeras vantagens para a população. Os comerciantes e seus clientes já estão percebendo a redução de mau cheiro e de pragas como ratos e baratas. Estamos levando mais dignidade para a população, pois o esgotamento sanitário reduz o índice de contaminações por doenças de veiculação hídrica, sendo um aliado para a saúde”, aponta Tadeu Bezerra, gerente de operações da Ambiental Crato.

Inscrições abertas: 1º Prêmio Jornalismo Ambiental do estado terá R$ 100 mil em prêmios

Postado por paintbox em 29/maio/2024 -

A premiação é para jornalistas das regiões metropolitanas do Cariri e Fortaleza.

Buscando reconhecer e valorizar reportagens jornalísticas que abordem temas relacionados ao esgotamento sanitário, a Ambiental Crato e Ambiental Ceará lançaram o 1º Prêmio Jornalismo Ambiental do estado. Com o tema “Avanços e desafios da universalização do esgotamento sanitário, do Cariri ao litoral”, o concurso entregará, ao todo, R$100 mil em prêmios para jornalistas das regiões metropolitanas do Cariri e Fortaleza.

O prêmio foi anunciado para os jornalistas da região do Cariri nesta terça-feira (28), em Juazeiro do Norte, durante o workshop “Saneamento em Pauta” realizado pelas duas empresas, que atuam em 25 municípios do Ceará. Evento similar também aconteceu em Fortaleza na última segunda-feira (27). Além do Workshop, os profissionais de imprensa puderam conhecer entender, na prática, como funciona o tratamento do esgoto, visitando a Estação de Tratamento de Esgoto Seminário, no Crato.

Os interessados em participar já podem se inscrever pelo site do prêmio no endereço www.premioambientalce.com.br, onde também é possível consultar o regulamento. As inscrições devem ser feitas até 23h59 do dia 30 de novembro de 2024, e podem concorrer trabalhos veiculados entre 1º de janeiro de 2024 e 30 de novembro de 2024.

A premiação tem o intuito de reconhecer profissionais da comunicação que, por meio de reportagens em texto, áudio, vídeo e imagem, promovem a conscientização e o debate sobre a importância do esgotamento sanitário para a qualidade de vida da população. Os materiais deverão abordar temas relacionados ao esgotamento sanitário e os impactos positivos da coleta e do tratamento adequado de esgoto para saúde, desenvolvimento social, preservação ambiental, valorização imobiliária, expansão do turismo e atração de novos negócios.

Categorias e valores

Para participar, os profissionais podem submeter reportagens nas categorias texto, áudio, telejornalismo, fotojornalismo e repórter cinematográfico, sendo que as três primeiras categorias terão premiações tanto para os vencedores da Região Metropolitana de Fortaleza quanto para a Região Metropolitana do Cariri. Serão premiados três trabalhos por categoria.

O primeiro colocado será contemplado com o valor de R$ 5.500, enquanto o segundo e o terceiro colocados serão beneficiados com R$ 3.500 e R$ 2.500, respectivamente. Além das premiações regulares, o 1º Prêmio Jornalismo Ambiental entregará o “Grande Prêmio de Jornalismo Ambiental”, no valor de R$ 5.000, para a reportagem que obtiver a maior pontuação geral entre todas as categorias.

Nas três primeiras categorias, haverá premiação tanto para os profissionais Região Metropolitana de Fortaleza quanto para a Região Metropolitana do Cariri. A Comissão Organizadora contemplará, também, um comunicador local de cada uma das regiões com a premiação de Menção Honrosa, no valor de R$1.500.

Aegea no Ceará

Maior empresa de saneamento privado no Brasil, a Aegea tem, atualmente, duas operações no Ceará que visam atingir as metas de universalização do Novo Marco Legal do Saneamento: a Ambiental Crato e a Ambiental Ceará. Ao todo, as duas concessionárias atendem 25 municípios no estado, sendo responsáveis pela ampliação, operação e manutenção do esgotamento sanitário destas cidades.

Ambiental Crato

A Ambiental Crato é responsável pelos serviços de coleta, afastamento e tratamento de esgoto e serviços comerciais no município do Crato. Ao longo de 35 anos, a cidade deve receber aproximadamente R$250 milhões em investimentos em saneamento.

Em 2022, quando a Ambiental Crato assumiu a concessão de esgotamento sanitário e serviços comerciais no município, a cobertura era de apenas 3%. A partir disso, a cobertura avançou para os atuais 25%, devendo saltar para 33% até o final de 2024, promovendo o tratamento de todo o esgoto coletado, beneficiando diretamente 71 mil cratenses. A operação da Ambiental Crato tem beneficiado a população mais vulnerável do município, garantindo aumento de 79% de pessoas contempladas com a Tarifa Social.

PPP de esgotamento sanitário

Universalizar o esgotamento sanitário é a premissa da Parceria Público-Privada (PPP) firmada entre a Cagece e a Ambiental Ceará. A empresa é responsável pela ampliação, operação e manutenção do sistema de esgotamento sanitário em 24 municípios das regiões metropolitanas de Fortaleza e do Cariri, atendendo 4,3 milhões de cearenses. Ao todo, R$ 6,2 bilhões serão investidos em obras, levando esgotamento sanitário para 90% da população até o ano de 2033, e avançando para 95% em 2040.

Estudantes do Cariri participam de programa nacional que estimula a inovação no saneamento 

Postado por paintbox em 04/maio/2024 -

A iniciativa é executada pela Ambiental Ambiental Crato e Ambiental Ceará e visa estimular o pensamento crítico e inovador sobre a área do saneamento.

O pensamento crítico e inovador na área do saneamento será estimulado na rotina de 82 estudantes da rede pública nas cidades de Crato, Juazeiro do Norte e Barbalha, com as atividades do projeto Pioneiros, executado pela Ambiental Crato e Ambiental Ceará. As turmas foram lançadas na última sexta-feira (3), acompanhando o calendário nacional da iniciativa, que é executada em diversas concessionárias da Aegea – empresa controladora da Ambiental Ceará e da Ambiental Crato e líder em saneamento privado no país. 

O programa foi desenvolvido pelo Instituto Aegea e visa incentivar os jovens a propor soluções inéditas de saneamento nas comunidades onde vivem. Em todo o país, 500 estudantes participarão de atividades imersivas na área do saneamento, entre maio e dezembro deste ano. Em Juazeiro do Norte foram selecionados 29 alunos da Escola de Ensino Fundamental e Médio Dona Clotilde Saraiva Coelho. Entre eles está Ana Júlia, que cursa o 2º ano e tem boas expectativas para as atividades. “Será um momento de aprendizado teórico e prático, que fará diferença no nosso currículo e contribuirá na nossa formação”. 

Já Letícia Thaviny, estudante do Crato que integra o grupo de 29 estudantes da Escola de Ensino Médio em Tempo Integral Governador Adauto Bezerra recrutados para o projeto, está de olho no desenvolvimento profissional. “Eu espero desenvolver um trabalho que atenda às demandas da minha comunidade e, também, sei que é uma grande oportunidade para o meu futuro”. Em Barbalha, o Pioneiros terá a participação de 24 alunos da Escola de Ensino Médio em Tempo Integral Almiro da Cruz.  

De acordo com a diretora-presidente da Ambiental Crato e diretora de relações institucionais da Ambiental Ceará, Carolina Serafim, o Pioneiros abre caminhos de crescimento profissional para os jovens participantes. “Estamos executando esse projeto pela segunda vez no Crato, e lançamos em Juazeiro do Norte e em Barbalha. Esses jovens irão conhecer como funciona o mundo corporativo, com tutores que vão apoiá-los na elaboração de projetos voltados ao saneamento, sustentabilidade e preservação do meio ambiente em suas comunidades. Esse processo de imersão ajuda a juventude a se preparar para o mercado de trabalho”, afirma.  

Jornada de aprendizados 

Ao longo de oito meses, os participantes terão contato com diversas profissões ligadas à área do saneamento, além de conhecer o funcionamento dos setores das duas empresas e realizar atividades técnicas como visitas às Estações de Tratamento de Esgoto (ETEs) e ao Centro de Operações Integradas (COI). 

Os estudantes poderão, ainda, fazer cursos gratuitos na Academia Aegea, plataforma digital utilizada para capacitar os colaboradores das empresas. Na etapa final do Pioneiros, os jovens irão desenvolver um projeto voltado para as respectivas comunidades nas quais vivem, sob supervisão dos funcionários da empresa, que atuam como monitores e orientam os jovens na criação de ações que possam ser aplicadas no dia a dia. Os autores dos melhores trabalhos concorrerão a um prêmio local e, em seguida, os vencedores irão para a etapa nacional, disputando com as demais concessionárias da Aegea no Brasil.  

“O Pioneiros é uma oportunidade que motiva os alunos a se envolverem em um projeto ambiental que os coloca em sintonia com a capacidade de articular, trabalhar em equipe e executar projetos. Também vejo uma perspectiva de futuro, em que eles visualizam a possibilidade de adentrar em uma empresa, assumir responsabilidade e valores fundamentais na vida de um trabalhador”, comenta o diretor da escola Adauto Bezerra, Cícero Adauto.  

Articulação nacional 

Desenvolvido pelo Instituto Aegea e executado há seis anos, o Pioneiros tem participação da diretoria e inclui todos os programas da empresa, como Academia Aegea, Gestão de Pessoas, Respeito Dá o Tom e Voluntariado. “É uma troca de conhecimentos, um aprendizado mútuo, pois nós vamos compreender com esses jovens o que eles vivem nas comunidades. Além disso, é mais uma possibilidade que temos de transformar a vida das pessoas por meio do saneamento. Que todos sejamos inspirados por esses jovens. Estamos de braços abertos”, disse o presidente do Instituto Aegea, Édison Carlos.