Postado por paintbox em 24/maio/2025 -
Iniciativa da Ambiental Crato e da Ambiental Ceará vai reconhecer trabalhos inscritos das regiões metropolitanas de Fortaleza e do Cariri com R$ 100 mil em premiações
A Ambiental Crato e a Ambiental Ceará lançaram, nesta sexta-feira (23), o 2º Prêmio Jornalismo Ambiental do Ceará, durante evento que reuniu profissionais de comunicação em Barbalha. A recém lançada edição propõe um olhar sobre “Como a universalização do esgotamento sanitário transforma vidas e contribui no cuidado com o meio ambiente”. Trabalhos dentro da temática, produzidos nas regiões metropolitanas de Fortaleza e do Cariri, serão avaliados e concorrerão a R$100 mil em premiações.
O objetivo do certame é estimular a produção de reportagens e conteúdos que contribuam para a conscientização da comunidade sobre a importância do esgotamento sanitário.
Para estimular a participação dos comunicadores, antes do lançamento, foi promovido o workshop “Saneamento em Pauta”, abordando assuntos relacionados ao atual cenário dos municípios, desafios da operação e benefícios da universalização para a população atendida. Na Região Metropolitana do Cariri (RMC), o evento foi realizado na Escola de Saberes de Barbalha.
“Escolhemos Barbalha para esse lançamento porque o município é o primeiro do Cariri que vai ultrapassar 50% de cobertura de esgoto em 2025, um passo importante na jornada de universalização. Entendemos que a imprensa tem um papel essencial nesse trabalho, levando informação sobre a importância do acesso ao serviço de esgotamento sanitário, afinal, quanto mais as pessoas conhecem os benefícios de ter o esgoto coletado e tratado, mais a gente consegue conectar a próxima casa. Por isso, nada mais justo do que reconhecer essa atuação dos comunicadores com o Prêmio Jornalismo Ambiental”, explicou a diretora de Relações Institucionais da Ambiental Crato e da Ambiental Ceará, Águeda Muniz.
Os interessados em participar podem submeter trabalhos pelo site do prêmio no endereço www.premioambientalce.com.br, onde também é possível consultar o regulamento. As inscrições podem ser feitas até às 23h59 do dia 30 de novembro de 2025, e podem concorrer trabalhos veiculados entre 1º de janeiro de 2025 e 30 de novembro de 2025.
Novas categorias e premiações
Podem participar do 2º Prêmio Jornalismo Ambiental do Ceará jornalistas, radialistas e blogueiros que atuam nas regiões metropolitanas de Fortaleza e do Cariri, ou de outras regiões do país, desde que tenham publicado reportagens referentes às cidades atendidas pela Ambiental Ceará e pela Ambiental Crato.
As categorias Texto, Áudio e Telejornalismo permanecem divididas por região, com vencedores (1º, 2º e 3º lugar) na RMC e na RMF. Para este ano, foram criadas duas novas categorias: Redes Sociais e Universitário, com premiação única (1º lugar) por região. Já as categorias Repórter Cinematográfico e Fotojornalismo (1º, 2º e 3º lugar) permanecem no regime de ampla concorrência.
“Incluímos as produções em redes sociais e os conteúdos feitos por universitários com o objetivo de ampliar as formas de levar a informação sobre a universalização para o maior número possível de pessoas, e também reconhecendo as mudanças pelas quais a comunicação vem passando, com a diversificação de plataformas”, acrescentou o gerente regional da Ambiental Crato e da Ambiental Ceará, Tadeu Bezerra.
Os primeiros colocados serão contemplados com o valor de R$ 5.500, enquanto os segundos e terceiros receberão R$ 3.500 e R$ 2.500, respectivamente, nas categorias tradicionais. Já as Redes Sociais e Universitário, que possuem um único vencedor, serão contempladas com os valores de R$ 3 mil e R$ 1 mil, respectivamente. O regulamento pode ser acessado aqui.
Os trabalhos serão submetidos à avaliação por uma banca examinadora composta por profissionais do segmento e acadêmicos. A entrega da premiação será realizada em evento previsto para o mês de janeiro de 2026.
Operações da Ambiental Crato e da Ambiental Ceará
Empresa referência em saneamento privado no Brasil, a Aegea tem, atualmente, duas operações no Ceará que visam atingir as metas de universalização do Novo Marco Legal do Saneamento: a Ambiental Crato e a Ambiental Ceará. Ao todo, as duas concessionárias atendem 25 municípios no estado, sendo responsáveis pela ampliação, operação e manutenção do esgotamento sanitário destas cidades.
A Ambiental Crato é responsável pelos serviços de coleta, afastamento e tratamento de esgoto e serviços comerciais no município do Crato. Ao longo de 35 anos, a cidade deve receber aproximadamente R$250 milhões em investimentos em saneamento.
Universalizar o esgotamento sanitário é a premissa da Parceria Público-Privada (PPP) firmada entre a Cagece e a Ambiental Ceará. A empresa é responsável pela ampliação, operação e manutenção do sistema de esgotamento sanitário em 24 municípios das regiões metropolitanas de Fortaleza e do Cariri, atendendo 4,3 milhões de cearenses. Ao todo, R$ 6,2 bilhões serão investidos em obras, levando esgotamento sanitário para 90% da população até o ano de 2033, e avançando para 95% em 2040.
Postado por paintbox em 19/maio/2025 -
A ação mostrará a transformação trazida pelo esgotamento sanitário e entregará brindes durante o evento
Nos dias 24 e 25 de maio, a Ambiental Crato levará o corredor do saneamento para a edição 2025 do Desafio Entre Serras. O espaço, que ficará localizado na entrada principal do evento, na Avenida Thomaz Osterne Alencar – próximo ao Posto Palmeiral – , terá como objetivo demonstrar o impacto que o esgotamento sanitário traz para a vida da população cratense.
O corredor do saneamento mostrará, em um primeiro estágio, ruas sem o serviço de coleta de esgoto, destacando o acúmulo de efluentes nas calçadas e a maior propensão ao surgimento de mosquitos, por exemplo. O trecho seguinte mostra obras de implantação de rede e, ao final, será visível a transformação trazida pelo esgotamento sanitário após toda a comunidade ter se conectado à rede, passando a desfrutar de uma área com mais qualidade de vida e saúde.
Quem passar pelo evento também poderá ganhar brinde, mas, para isso precisará responder uma pesquisa sobre esgotamento sanitário. A participação na atividade é gratuita.
Sobre a Ambiental Crato
A Ambiental Crato é responsável pela coleta e tratamento de esgoto do município, além de serviços comerciais. Por meio do trabalho da empresa, o serviço de esgotamento sanitário será universalizado, garantindo que, até 2033, 90% da população da sede e dos distritos de Dom Quintino e Ponta da Serra tenham o esgoto devidamente coletado e tratado. Serão investidos mais de R$ 250 milhões em obras para promover o avanço do esgotamento municipal.
A concessionária trata, mensalmente, mais de 80 milhões de litros de esgoto que saem de pias, ralos e vasos sanitários das casas dos cidadãos cratenses. Após a chegada dos efluentes às estações operadas pela Ambiental Crato, eles passam pelo processo de tratamento e desinfecção e retornam ao meio ambiente sem poluir a natureza, contribuindo com a boa qualidade da água nos corpos hídricos. Hoje, o Crato tem 25% tem cobertura de esgoto.
SERVIÇO
Ambiental Crato no Desafio Entre Serras 2025
24 e 25 de maio (sábado e domingo)
A partir das 7h
Av. Thomaz Osterne Alencar, próximo ao Posto Palmeiral. Bairro São Miguel, Crato.
Postado por paintbox em 24/abr/2025 -
A atividade já foi realizada em mais de 10 bairros da cidade.
Mais de 500 pessoas já foram beneficiadas com o atendimento itinerante da Ambiental Crato. A ação, que visa otimizar os serviços para a população, foi realizada – até o momento – em dez bairros do município. Desta forma, os moradores da cidade conseguem acessar uma série de benefícios de maneira ágil, e próximo de suas casas.
Os colaboradores da empresa de esgotamento sanitário ficam, em média, duas semanas em cada localidade, e entre os serviços disponibilizados no atendimento estão o cadastro na tarifa social, emissão de segunda via da fatura, solicitação de vistoria no imóvel e reparo no hidrômetro. Além da negociação de débitos, com parcelamento em até 60 meses.
A equipe de atendimento também dialoga com a população sobre consumo consciente e detalha tudo o que vem registrado na fatura. Através desse diálogo consegue-se, por exemplo, esclarecer como se dá o período de leitura, apontando de modo objetivo que o leiturista realiza tal procedimento a cada 30 dias. Ainda nessa linha, busca-se informar, no contexto da fatura, aquilo que se refere ao consumo de água durante o mês, e o que equivale ao processo de coleta e tratamento de esgoto.
Moradora do bairro São Miguel, Raimunda Mendes é uma das clientes da Ambiental Crato que já passou pela experiência do atendimento itinerante. “Todos muito educados, gentis e cuidadosos, sempre tentam resolver tudo que a gente fala”, comenta ao observar sobre como suas necessidades foram resolvidas.
Além do bairro São Miguel, a atividade já foi realizada nos bairros São Bento, Muriti, Ossean Araripe, Alto da Penha, Gisélia Pinheiro (Batateiras), Pimenta e Vila Lobo. Acresce-se à lista, ainda, o Conjunto Habitacional Nossa Senhora de Fátima e o Sítio São José.
Tadeu Bezerra, gerente da Ambiental Crato, destaca que a parceria com associações e com o poder público é fator fundamental para concretização do atendimento itinerante. “Realizamos esta ação em diálogo com associações de moradores e com o poder público, em parceria com esses entes conseguimos a liberação de um ambiente para que tenhamos um espaço confortável para receber a população, e garantir que suas necessidades e requisições sejam corretamente atendidas”, detalha o gestor.
Próximos bairros atendidos
Projeto contínuo, o atendimento itinerante segue em execução pela Ambiental Crato, e o objetivo é caminhar por todos os bairros da cidade. Assim, entre os dias 14 de abril e 2 de maio, os moradores do bairro Seminário poderão acessar todos os serviços da empresa próximo de suas residências. Para isso, basta se dirigir até a Associação Prol Desenvolvimento do Conjunto Habitacional 10 de Fevereiro (ACOHAF), localizada na rua José Valter Dias, 77. O atendimento ocorrerá durante todos os dias úteis, entre 8h e 17h.
Em seguida será a vez dos bairros Vila Alta e Parque Recreio. Nestes locais o atendimento ocorrerá entre os dias 5 e 16 de maio, na Associação Pro Melhoramento dos bairros Parque Recreio e Vila Alta (APMBPREVA), localizada na rua Coronel José Maia, 335.
Pontua-se que até o mês de junho a ação também será realizada nos Sítios Cruzeiro e Campo Alegre.
Outros canais de atendimento
Lembra-se que todos os canais de atendimento da Ambiental Crato seguem funcionando normalmente. Portanto, os serviços também podem ser acessados através da loja de atendimento, localizada na rua André Cartaxo, 195, no Centro de Atendimento ao Cidadão (CAC), na rua José Carvalho, 348.
O atendimento 24h também é acessível através do 0800 195 0300, do aplicativo Águas App e no site da Ambiental Crato.
Esgoto e preservação
Por meio do trabalho da Ambiental Crato, a rede de esgotamento sanitário do município será universalizada, garantindo que, até 2033, 90% da população da sede e dos distritos de Dom Quintino e Ponta da Serra tenham o esgoto devidamente coletado e tratado. Serão investidos mais de R$ 250 milhões em obras para promover o avanço do esgotamento municipal.
Atualmente com 25% de cobertura de esgoto, a concessionária trata, mensalmente, mais de 80 milhões de litros de esgoto que saem de pias, ralos e vasos sanitários das casas dos cidadãos cratenses. Após a chegada dos efluentes às estações operadas pela Ambiental Crato, eles passam pelo processo de tratamento e desinfecção e retornam ao meio ambiente sem poluir a natureza, contribuindo com a boa qualidade da água nos corpos hídricos.
Postado por paintbox em 09/abr/2025 -
A ação, realizada pela Ambiental Crato, mostra como o cuidado com o esgoto contribui para a qualidade e preservação da água
Entre os dias 27 e 29 de março, cerca de 500 pessoas participaram de uma atividade que ilustra o percurso que o esgoto faz, desde o momento em que ele é gerado, até o instante em que o efluente retorna para a natureza tratado. O ciclo do saneamento, brincadeira promovida pela Ambiental Crato em frente a loja de atendimento da concessionária, teve como objetivo fomentar a reflexão sobre o Dia Mundial da Água, celebrado em 22 de março, mostrando como o cuidado com o esgoto contribui com a preservação e a qualidade da água e do meio ambiente.
O estande do circuito educativo iniciava-se com um quebra-cabeça no qual o participante precisava solucionar o problema de esgoto a céu aberto encaixando as peças e montando a imagem de uma residência devidamente conectada à rede de esgotamento sanitário. Na etapa seguinte, por meio de uma “máquina de garra”, os participantes retiraram bolas simbolizando os resíduos descartados de forma incorreta no esgoto, como cotonetes, garrafas pet e sacolas plásticas. Cada “lixo” retirado da máquina garantia um brinde ao participante. Na última etapa, na Estação de Tratamento de Esgoto (ETE), o participante tinha a chance de entender como o efluente é tratado, além de receber o brinde ao qual tinha direito.
“Foi incrível a interação das famílias à nossa proposta de edutretenimento para a comemoração do Dia Mundial da Água. As filas de crianças no local onde disponibilizamos a ativação para a montagem do quebra-cabeça sobre o ciclo do saneamento demonstra a necessidade de, cada vez mais, buscarmos ligar educação e entretenimento para orientar as gerações na cruzada da universalização do esgotamento sanitário, construindo um futuro de águas mais limpas”, pontua a diretora de Relações Institucionais da Ambiental Crato, Águeda Muniz.

Esgoto e a preservação da água
Por meio do trabalho da Ambiental Crato, a rede de esgotamento sanitário do município será universalizada, garantindo que, até 2033, 90% da população da sede e dos distritos de Dom Quintino e Ponta da Serra tenham o esgoto devidamente coletado e tratado. Serão investidos mais de R$ 250 milhões em obras para promover o avanço do esgotamento municipal.
Atualmente com 25% de cobertura de esgoto, a concessionária trata, diariamente, mais de 80 milhões de litros de esgoto que saem de pias, ralos e vasos sanitários das casas dos cidadãos cratenses. Após a chegada dos efluentes às estações operadas pela Ambiental Crato, eles passam pelo processo de tratamento e análise e retornam ao meio ambiente sem poluir a natureza, contribuindo com a boa qualidade da água nos corpos hídricos.
Postado por paintbox em 26/fev/2025 -
A fumaça utilizada no teste não é tóxica, não apresenta risco à saúde das pessoas e dos animais, além de não causar danos ao meio ambiente.
A Ambiental Crato realiza o teste de fumaça para vistoriar o sistema de esgotamento sanitário em ruas do bairro Pantanal. O teste acontece com o auxílio de um insuflador de fumaça em Poços de Visita (PV), o equipamento ajuda a identificar irregularidades e contribuições indevidas na rede de esgoto. A atividade acontecerá das 8h às 17h deste sábado (01).
A intervenção tem como objetivo auxiliar no diagnóstico operacional da rede que opera nas ruas Francisco José Agostinho, Fortaleza, José do Vale Arrais Feitosa, Anuzia Pinheiro Rolim, Teresina, Gerson Zabulom, Aracaju, José Honor de Brito, Geraldo Murici, José Eurico, Salvador, Recife, rua C, Rua D, rua E e Tavessa São Sebastião. Os locais indicados foram escolhidos especialmente pelo volume de esgoto que a tubulação da região transporta, diariamente, até a Estação de Tratamento de Esgoto (ETE) Pantanal, no Crato.
Tadeu Bezerra, Gerente de Unidade da Ambiental Crato, destaca que o teste é essencial para a ampliação da eficiência do sistema de esgotamento sanitário na cidade. “Por meio desse teste, nós conseguimos observar se existem contribuições de águas pluviais sobrecarregando a rede de esgoto. Essa verificação nos possibilita agir de modo mais objetivo e assertivo, assegurando a continuidade do bom funcionamento do sistema de coleta e tratamento de esgoto. Além disso, o teste vai nos orientar para ações preventivas na rede, levando em conta que estamos no período chuvoso”, explica.


A injeção de fumaça na rede é feita por meio do equipamento insuflador acoplado aos Poços de Visita (PVs), também conhecidos como tampas de esgoto. Essa fumaça segue pela tubulação de esgotamento sanitário até retornar à superfície. Dependendo do local onde ela emergir, como bocas de lobos, ralos ou caixa de passagem, por exemplo, é possível identificar um provável ponto de irregularidade ou de lançamento de água da chuva na rede de esgoto.
“Esta atividade também tem caráter preventivo, uma vez que através dela é possível mitigar as chances de extravasamento no período de maiores chuvas, normalmente compreendido entre os meses de fevereiro e maio”, reforça. Segundo o gerente, caso seja encontrada alguma inconformidade na rede, a Ambiental Crato atuará de maneira educativa, a fim de conscientizar sobre o impacto de conexões de drenagem na rede de esgoto.
Durante os testes, a fumaça pode aparecer em ralos e pias de banheiros e cozinhas dos imóveis. A Ambiental Crato garante que o morador não precisa se preocupar, pois o material não é tóxico e não apresenta riscos à saúde de pessoa, animais ou ao meio ambiente.
Postado por paintbox em 19/fev/2025 -
A Ambiental Crato promoveu, na última terça-feira, 18, uma ação educativa do projeto Saúde Nota 10, para estudantes do 3º e 4º anos do Ensino Fundamental. O projeto foi aplicado em 10 escolas do município do Crato, trabalhando a aprendizagem de forma lúdica sobre saneamento básico e cuidado com o meio ambiente.
Por meio de jogos educativos sobre saneamento, a atenção dos alunos é despertada para a importância da água tratada e do esgotamento sanitário. Uma das estudantes da Escola Raimundo Nonato de Souza, Jhennyfer Alves, que participou da atividade junto com seus colegas do 4º ano, comenta o que achou da ação. “Hoje eu aprendi muitas coisas, que não podemos jogar lixo nos mares, nos açudes e nem nos rios, pois isso polui a água”.
Outro estudante impactado com a experiência é o menino Miguel Luna, que também cursa o 4º ano na mesma escola. Ele ficou entusiasmado com o jogo “Caminho do Saneamento”, que ganhou após a atividade. “O que eu mais gostei foi deste jogo. Nele eu aprendi que não se deve jogar lixo no esgoto, nem óleo na pia e nem lixo na privada”, comenta.


A iniciativa busca disseminar conhecimentos sobre práticas sustentáveis e saneamento básico, abordando temas como tratamento de água, tratamento de esgoto, destinação adequada de resíduos sólidos e drenagem de águas pluviais. A coordenadora da ação, Natane Sampaio, do setor de Responsabilidade Social da Ambiental Crato, ressalta a importância da educação ambiental para o desenvolvimento das crianças e disseminação de ações educativas. “Nosso objetivo é que as crianças aprendam sobre saneamento básico e, assim, possam compartilhar esse conhecimento com suas famílias e a comunidade”, afirma.
Nesta etapa do projeto, 10 escolas foram atendidas, incluindo a EEIEF Professor José Bizerra de Brito, EEIEF Maria Yara de Brito Gonçalves (CAIC), EEIEF Professor José do Vale, EEIEF Raimundo Nonato de Souza, EEIEF São Francisco, EEIEF Aldegundes Gomes de Matos, EEIEF Cel. Filemon Fernandes Teles, além dos Colégios Pequeno Príncipe, Ágape e Santa Tereza de Jesus.

A Secretária de Educação do Crato, Neyla Brito, destacou a relevância do Saúde Nota 10 para a formação educacional do município: “As crianças estão aprendendo sobre saneamento básico de forma lúdica, enquanto brincam. É fundamental ter uma didática que torne o aprendizado divertido, e isso é evidente no trabalho da Ambiental Crato. O Crato só tem a ganhar com esse projeto.”
O Saúde Nota 10 faz parte das iniciativas de responsabilidade social da Ambiental Crato, com atividades contínuas ao longo do ano. O projeto é desenvolvido em etapas, utilizando dinâmicas e jogos adaptados para diferentes faixas etárias. Em 2025, está programado um concurso de frases sobre saneamento básico, destinado a estudantes dos 6º e 7º anos do Ensino Fundamental.
Postado por paintbox em 05/fev/2025 -
Em dois anos e meio de atuação, a Ambiental Crato tratou mais de 1 bilhão de litros de esgoto, serviço que já beneficia 34 mil cratenses com imóveis conectados à rede de esgoto.
Neste início de ano, a Ambiental Crato alcançou uma marca histórica para o município: o tratamento de 1 bilhão de litros de esgoto em dois anos e meio de atuação. O tratamento dessa quantidade expressiva foi possível devido à operação de cinco Estações de Tratamento de Esgoto (ETEs), que recebem o esgoto dos imóveis de vários bairros da cidade, incluindo os mais populosos, como Seminário e Vila Alta.
Obras de melhoria de quatro ETEs e a construção da ETE Pantanal, no bairro de mesmo nome, garantiram o alcance desse resultado. Juntas, as estações são responsáveis por tratar mais de 80 milhões de litros por mês, podendo chegar a 130 milhões. Para se ter uma ideia do montante de esgoto tratado, uma piscina olímpica, por exemplo, possui capacidade de armazenamento de cerca 2,5 milhões de litros. Com 1 bilhão de litros de esgoto daria para encher 400 piscinas olímpicas.
“Hoje, 34 mil cratenses já são beneficiados com o serviço de esgotamento sanitário, a maioria dos bairros atendidos são: Seminário, Vila Alta, Vitória Nossa, Centro, Pantanal, Mutirão, Ossean Araripe, Vila São Bento e Conjunto habitacional Filemon Limaverde”, aponta o gerente da Ambiental Crato, Tadeu Bezerra. Para atender essas e outras áreas do município, a Ambiental Crato estima que foram investidos mais de R$ 40 milhões na implantação de 4,2km de rede coletora de esgoto, na revitalização de 103 km de redes existentes, na manutenção de ativos essenciais à operação, como as próprias Estações, e na contratação de equipes responsáveis pela execução e manutenção dos serviços.

Além da quantidade significativa de esgoto tratado, outro dado que chama atenção é a quantidade de lixo retirado das ETEs, na etapa preliminar de tratamento. No mesmo período, mais de 173 toneladas de resíduos sólidos foram removidas e enviadas para aterro sanitário. Antes da operação da Ambiental Crato, todo esse lixo e outras impurezas presentes no esgoto e danosas ao meio ambiente eram lançados nos rios e riachos do município, poluindo principalmente as águas.
“A presença de resíduos sólidos na rede de esgoto é um risco para o meio ambiente e para a operação de coleta e tratamento de esgoto. Isso porque o lixo não só pode obstruir as tubulações, como danificar equipamentos hidráulicos ou eletrônicos”, explica Tadeu. O gerente também reforça o papel e a contribuição da população para que os serviços da empresa e a própria natureza não sejam prejudicados com o descarte irregular de lixo na rede esgoto. “Para continuarmos avançando com o esgotamento sanitário é fundamental que a população também faça sua parte. A rede de esgotamento sanitário tem a capacidade de receber os esgotos domiciliares provenientes do uso de água em nossas casas, mas não o lixo que possui o seu próprio caminho de tratamento”, esclarece.
O esgotamento sanitário é um serviço essencial diretamente ligado à saúde da população, como explica o médico sanitarista, Álvaro Madeira Neto. “O saneamento básico é um pilar fundamental quando a gente fala de saúde pública. A falta de saneamento é um dos principais vetores para a transmissão de doenças causadas pelo consumo de água e alimentos contaminados ou pelo contato direto com esgoto a céu aberto”, destaca o médico citando os problemas de saúde causados à população pela ausência do serviço.
No Crato, a população já observa pontos positivos associados à qualidade de vida, após a ampliação da rede de coleta e tratamento de esgoto. O professor aposentado, Alberto Pereira Lima, morador e uma das lideranças comunitárias do bairro São Miguel, avalia o trabalho realizado pela concessionária e destaca a percepção da sua comunidade. “A Ambiental Crato, desde que entrou no nosso município, vem desenvolvendo um trabalho de saneamento de muita qualidade, melhorando assim, a autoestima da população e fazendo entender que todo o trabalho executado é com muito compromisso, agilidade e competência”, conclui.
Até 2033, 90% da população residente na área urbana do Crato e nos distritos de Dom Quintino e Ponta da Serra terão sistema de coleta e tratamento de esgoto, atendendo ao Novo Marco legal do Saneamento que prevê a universalização do esgotamento sanitário. Nos próximos 3 anos, o município terá mais de 50% da população atendida com o serviço.
Postado por paintbox em 27/jan/2025 -
Cerca de 100 trabalhos foram inscritos na 1ª edição do Prêmio Jornalismo Ambiental do Ceará.
A Ambiental Crato e a Ambiental Ceará anunciaram, nas noites de quinta-feira (23) e sábado (25), os vencedores do 1º Prêmio Jornalismo Ambiental do Ceará nas cidades de Barbalha e Fortaleza, respectivamente, contemplando profissionais da imprensa da Região Metropolitana do Cariri e de Fortaleza. Foram premiados os trabalhos inscritos nas categorias Áudio, Texto, Telejornalismo, Fotojornalismo e Repórter Cinematográfico que melhor abordaram o tema “Avanços e Desafios para a Universalização do Esgotamento Sanitário, do Cariri ao Litoral”.
O concurso teve o objetivo de promover o debate e a conscientização sobre a importância do esgotamento sanitário para o desenvolvimento e a qualidade de vida da população. Cerca de 100 trabalhos foram inscritos e avaliados por uma banca de profissionais reconhecidos em suas áreas de atuação – mais da metade dos concorrentes era da região do Cariri.
De acordo com André Facó, diretor-presidente da Ambiental Crato e da Ambiental Ceará, a imprensa é uma grande parceria na divulgação das transformações que o esgotamento sanitário traz para a vida das pessoas. “O Prêmio tem o papel de reconhecer e premiar aqueles que nos ajudam a tirar da invisibilidade a discussão sobre esse tema tão transformador na vida das pessoas, que é o esgotamento sanitário. Aqui, confraternizamos, vimos grandes trabalhos e abrimos um novo momento de parceria com a imprensa para que, por meio da informação, eles nos ajudem a fazer com que a população se engaje na missão de universalizar o esgoto”, disse Facó.
“Mais da metade dos trabalhos inscritos no Prêmio foram feitos por profissionais do Cariri, isso mostra a força da comunicação da nossa região. Foram reportagens com abordagens sensíveis, questionadoras e que, certamente, vão contribuir bastante no processo de levar para todos o serviço de esgotamento sanitário”, acrescentou Tadeu Bezerra, gerente Regional da Ambiental Crato e da Ambiental Ceará.

As cerimônias oportunizaram o encontro de profissionais de diferentes veículos da comunicação cearense, nas duas regiões, com a presença de profissionais de redação, assessores de comunicação das prefeituras parceiras e de órgãos da sociedade civil, diretores da Companhia de Água e Esgoto do Ceará (Cagece), além dos profissionais que compunham a banca examinadora dos trabalhos, que contou com a participação do jornalista Francisco José.
No sábado (25), será a vez de anunciar os vencedores das mesmas categorias, mas contemplando os jornalistas da Região Metropolitana de Fortaleza, em evento marcado para acontecer na capital cearense. Além deles, serão anunciados os vencedores das categorias Fotojornalismo e Repórter Cinematográfico, de ampla concorrência entre as duas regiões.
Tadeu Bezerra, gerente Regional da Ambiental Ceará e da Ambiental Crato, destacou que incluir os veículos e comunicadores da região do Cariri foi um diferencial da premiação. “Mais da metade dos trabalhos inscritos no Prêmio foram feitos por profissionais do Cariri, isso mostra a força da comunicação da nossa região. Foram reportagens com abordagens sensíveis, questionadoras e que, certamente, vão contribuir bastante no processo de levar para todos o serviço de esgotamento sanitário”, acrescentou.
Categorias e premiações
As categorias Texto, Áudio e Telejornalismo foram segmentadas para as duas regiões, com premiações para o 1º, 2° e 3º lugar. Já as categorias Fotojornalismo e Repórter Cinematográfico foram de ampla concorrência, com resultados anunciados em Fortaleza.
Os primeiros colocados foram contemplados com o valor de R$ 5.500, enquanto os segundos e os terceiros colocados foram beneficiados com R$ 3.500 e R$ 2.500, respectivamente. No total, R$ 100 mil em prêmios foram entregues para comunicadores das regiões metropolitanas de Fortaleza e do Cariri.
Além das categorias regulares, o 1º Prêmio Jornalismo Ambiental entregou o “Grande Prêmio de Jornalismo Ambiental”, no valor de R$ 5.000, para a reportagem que obteve a maior pontuação geral entre todas as categorias. A TV Verdes Mares, em Fortaleza, foi a vencedora com a série de reportagens “Saneamento básico, qualidade de vida e conscientização”.
O 1º Prêmio Jornalismo Ambiental reconheceu, ainda, com menções honrosas, dois comunicadores – sendo um do Cariri e outro da Região Metropolitana de Fortaleza – que se destacaram por abordar o tema e contribuir para a conscientização da comunidade e também pela relevância do trabalho jornalístico nas regiões em que atuam.
Na Região Metropolitana de Fortaleza, o comunicador Hélder Gurgel, da Rádio Mar Azul, de Paracuru, foi agraciado com a homenagem. No Cariri, João Hilário, da Rádio Progresso, em Juazeiro do Norte, foi laureado com o reconhecimento.

1º lugar: Patrícia Silva, TV Verdes Mares Cariri, com a reportagem “Desafios do esgotamento sanitário em Juazeiro do Norte”
2º lugar: Raiana Lucas, Amplificadora Cariri, com a reportagem “Desafios antigos, soluções modernas: o saneamento básico coloca o Crato em movimento”
3º lugar: Clara Freitas, TV Verde Vale, com a reportagem “Cascata do Crato, um paraíso no Cariri”
Texto
1º lugar: Guilherme Carvalho, O Povo, com a reportagem “Cariri tem mais de 17 mil pessoas sem banheiro ou sanitário em casa”
2º lugar: Bruna de Souza, Portal Miséria, com a reportagem “Falta de saneamento básico em Juazeiro do Norte sobrecarrega mulheres”
3º lugar: Joaquim Júnior, Jornal do Cariri, com a reportagem “Crajubar enfrenta desafios para conectar casas à rede de esgoto”
Áudio
1º lugar: Guilherme Carvalho, O Povo CBN Cariri, com a reportagem “Dignidade privada: o drama daqueles sem banheiro”
2º lugar: Rute Oliveira, Educadora Cariri, com a reportagem “Rio Granjeiro: saneamento que valoriza”
3º lugar: Maria Beatriz, O Povo CBN Cariri, com a reportagem “Terra de Benigna: desafios do saneamento em Santana do Cariri

Telejornalismo
1º lugar: Alessandro Torres e Aline Oliveira, TV Verdes Mares, com a série “Saneamento básico, qualidade de vida e conscientização”
2º lugar: Thiago Norões, TV Assembleia, com o especial “Saneamento e cidadania: como o tratamento de esgoto transforma vidas e gera oportunidades”
3º lugar: Adriana Dias, Band TV, com a reportagem “Esgotamento sanitário: proteção à saúde e ao meio ambiente”
Texto
1º lugar: Ana Luiza Serrão e Alexia Vieira, O Povo, com a reportagem “Os desafios da universalização do esgotamento sanitário”
2º lugar: Lucas Falconery, Diário do Nordeste, com a série “Rede Vital”
3º lugar: Ideídes Guedes, Diário do Nordeste, com a reportagem “Ameaça invisível”
Áudio
1º lugar: Bruna Lira, O Povo CBN, com a reportagem “Afluentes: caminhos para a universalização do saneamento básico no Ceará”
2º lugar: Jocasta Pimentel, Rádio Assembleia, com a reportagem “Caminho das Águas: da torneira ao esgoto”
3º lugar: Tiago Lima, Jovem Pan News, com a reportagem “Educação e saúde: um caminho para sanear”
AMPLA CONCORRÊNCIA
Fotojornalismo
1º lugar: Fabiane de Paula, Diário do Nordeste, com “Ameaça Invisível”
2º lugar: Guilherme Carvalho, O Povo, com “Maior conjunto habitacional do Cariri, Triângulo Crajubar ainda enfrenta desafios para disponibilizar saneamento básico”
3º lugar: Fábio Lima, O Povo, com “Comunidade Saporé”
Repórter cinematográfico
1º lugar: Nilson Filho e Daniel Cardoso, TV Assembleia, com o especial “Saneamento e cidadania: como o tratamento de esgoto transforma vidas e gera oportunidades”
2º lugar: Nilton Alves, Carlos Marlon e Janilson Ferreira, TV Verdes Mares, com a série “Saneamento básico, qualidade de vida e conscientização”
3º lugar: Jair Gomes, TV Verde Vale, com a reportagem “Cascata do Crato, um paraíso no Cariri”
Grande Prêmio
Alessandro Torres e Aline Oliveira, TV Verdes Mares, com a série “Saneamento básico, qualidade de vida e conscientização”
Postado por paintbox em 22/jan/2025 -
Os trinta fiscais que compõem o Conselho Regional de Engenharia e Agronomia do Ceará (CREA-CE) participaram de atividade prática, na semanada passada, sobre a operação de tratamento de esgoto realizada pela Ambiental Crato, no município do Crato. O grupo estava na região para participar de Seminário de Fiscalização em Juazeiro do Norte, que tinha em sua programação a visita técnica como atividade formativa dos fiscais. Os profissionais, que atuam em todo o estado, deverão intensificar a atuação do CREA na área de saneamento básico: abastecimento de água potável, esgotamento sanitário, limpeza urbana e manejo de resíduos sólidos e águas pluviais.
“Recebemos a equipe de fiscais do CREA para um processo de capacitação, visando desenvolver suas capacidades técnicas sobre o funcionamento das Estações de Tratamento de Esgoto. Foi uma excelente oportunidade para apresentar a eles a importância desse tratamento, tanto para a saúde pública quanto para a preservação do meio ambiente”, destacou André Ramos, coordenador de operações da Ambiental Crato.
A visita foi realizada na Estação de Tratamento de Esgoto São Bento II, responsável por tratar, mensalmente, mais de 5 milhões de litros de esgoto gerados no Conjunto Habitacional Madre Feitosa. Durante a atividade, os fiscais puderam conhecer todas as etapas de tratamento, as tecnologias e os processos técnicos utilizados para garantir a eficiência e a qualidade do efluente tratado, que não mais causará danos ao meio ambiente ao ser lançado na natureza do município.

Para o diretor e conselheiro do CREA-CE, Jorge Alisson, que solicitou a realização da atividade, “através da visita técnica os fiscais puderam compartilhar experiências e aprofundar seus conhecimentos, preparando-se melhor para atuar na fiscalização do setor de saneamento”, explicou. “A Ambiental Crato está de parabéns por sua expertise em operar garantindo a segurança da população e a proteção do meio ambiente”, completou.
Profissionais da área de saneamento, associações, escolas e toda a população pode conhecer e entender como funciona o processo de tratamento de esgoto através do Programa Portas Abertas, projeto que promove visitas guiadas pelas instalações da Ambiental Crato com a finalidade de apresentar à população a importância e os benefícios do esgotamento sanitário.
Agende sua visita
Mariana Bantim – (88) 98893.2017
Postado por paintbox em 05/dez/2024 -
A ação premiada, que teve mentoria da Ambiental Crato, reaproveita o óleo de cozinha, evitando que ele seja descartado na rede de esgoto.
Dois estudantes da cidade de Crato estão entre os ganhadores da 6° edição do Prêmio Jovens Pioneiros, promovido pelo Instituto Aegea em 8 estados. No município, o programa é coordenado pela Ambiental Crato. Os ganhadores são Maria Eduarda Silva e Pablo Kalleb Matos, alunos do 2° ano do Ensino Médio da Escola Governador Adauto Bezerra (antigo Polivalente), localizada no bairro Seminário. Eles desenvolveram um projeto que reaproveita o óleo de cozinha, transformando-o em tintas que podem ser utilizadas em atividades sociais e culturais.
Como prêmio eles irão para São Paulo, onde participarão de um roteiro histórico-cultural e terão, ainda, a oportunidade de compartilhar o projeto com outros estudantes, também premiados. Toda a programação será coordenada e acompanhada pelo Instituto Aegea.
“Foi incrível, não sabia como reagir, até chorei de emoção. Foi muito bom. Eu não estava acreditando que a gente ia alcançar esse nível, mas, a equipe da Ambiental Crato dava muito apoio, falava que estávamos indo muito bem. Isso fazia com que a gente se animasse. Foi algo que a gente comemorou junto”, afirmou Maria Eduarda ao contar sobre o momento em que descobriu o resultado.
Kalleb conta que no dia em que os vencedores foram divulgados estava “muito nervoso”, e que só tomou conhecimento da vitória quando sua colega avisou. “Me senti realmente protagonista, porque não me achava capaz de chegar aonde nós estamos chegando. Quando saiu o resultado, ali eu percebi que somos protagonistas, sim. Me sinto vencendo o mundo”, detalhou o estudante.
Adauto dos Santos, diretor da escola em que os alunos estão matriculados, aponta que o prêmio empodera toda a comunidade, indo para além da própria instituição de ensino. “Não há como medir o impacto positivo desse projeto e da efetivação apenas dentro da nossa escola, porque ele abrange nossa comunidade do Seminário, e nossa cidade. Todos estão se sentindo empoderados”, destaca o gestor escolar.
Luciana Rodrigues, gestora da 18° Coordenadoria Regional de Desenvolvimento da Educação (Crede 18), à qual a instituição está vinculada, enfatiza a parceria construída com a Ambiental Crato. “A Ambiental Crato tem essa oportunidade, de trabalhar educação junto com a gente, de permitir que os alunos conheçam o seu espaço, saber como eles podem contribuir para termos uma sociedade que cuide do meio ambiente. Penso que essa parceria é fundamental para nós”.
Diretor-presidente da Ambiental Crato, André Facó, ponderou que os desafios para universalização do esgotamento sanitário são múltiplos, e que é necessário pensamentos singulares para que as metas sejam alcançadas. “É com esse olhar inovador, diferente, desses jovens que a gente vai transformar não somente o setor, mas as comunidades e a sociedade desse nosso país”, observou Facó. Já Águeda Muniz, diretora de Relações Institucionais da empresa, disse que o desafio é promover, em 2025, “projetos ainda mais impactantes e com jovens seguidamente mais integrados”.
O projeto Ecoart – Arte Sustentável se dedica a reaproveitar um dos principais vilões do tratamento de esgoto, o óleo de cozinha. Com a ação proposta, os estudantes evitam que esse resíduo seja descartado inadequadamente na rede de esgoto e cause prejuízos.
Com suporte técnico dado pela Ambiental Crato, os jovens pioneiros conseguiram transformar o óleo em tintas de cores diversas, utilizando-as em ações culturais e sociais, promovendo a criatividade e a interação entre crianças.
Destaca-se que o projeto foi construído ao longo de cinco meses, período em que os estudantes vencedores estiveram acompanhados pelos tutores da Ambiental Crato, os engenheiros André Ramos e Luciana Gomes. O suporte da empresa permitiu a identificação dos melhores componentes para realização da mistura capaz de gerar cores, desta forma, se utilizou, por exemplo, folhas secas, urucum, pó de café, beterraba. Eles também utilizaram as algas geradas no processo de tratamento de esgoto, o material foi aplicado para produção de corante, gerando uma das cores possíveis no projeto premiado.
“Acompanhar os Pioneiros foi algo satisfatório. É muito inspirador ver jovens interessados em mudar suas comunidades, especialmente através de algo com impacto tão grande, que é o esgotamento sanitário. Estou muito feliz com o resultado”, comemorou André Ramos.
O Instituto Aegea é uma organização sem fins lucrativos, que é mantida pela Aegea Saneamento, referência em saneamento privada no Brasil. A entidade busca promover a qualidade ambiental, desenvolvimento humano e a melhoria de vida das pessoas nos municípios em que a Aegea atua. No caso cratense, a empresa é a controladora da Ambiental Crato.
O projeto Pioneiros é uma das ações desenvolvidas pelo Instituto Aegea, e é voltado para alunos do Ensino Médio regular de escolas públicas. O objetivo é proporcionar aos jovens acesso ao conhecimento sobre o mercado de trabalho e a atuação de diferentes profissões, especialmente na área de saneamento básico. De forma prática, eles aprendem sobre diferentes áreas da empresa e sobre os serviços de saneamento de sua cidade com o apoio dos colaboradores voluntários, estimulando o pensamento crítico e reflexivo, o senso de responsabilidade, a criatividade e a inovação dos estudantes.